A iluminação de ambientes é sempre um assunto complicado para usuários sem muita experiência na área, pois envolve conceitos técnicos como o ajuste de intensidade, tipos e cores das luzes e ao mesmo tempo a parte artística que remete a fotografia. É por esse motivo que sempre recomendo aos meus alunos o estudo de técnicas de fotografia, para composição e posicionamento das fontes de luz no cenário. Mas, para quem gostaria de aprender o processo de iluminação de maneira mais simplificada, a melhor solução é analisar de maneira criteriosa um projeto já existente. Aqui no blog estou periodicamente recomendando alguns downloads de cenas prontas, que acredito serem valiosas para o aprendizado de iluminação, modelagem ou outros conhecimentos relevantes para artistas 3d.

Iluminação de ambientes para arquitetura

Para os artistas que gostariam de aprender um pouco mais sobre iluminação de ambientes para arquitetura, recomendo o download de uma cena no BlendSwap que apresenta uma solução ao mesmo tempo simples e eficiente para cenas com luz suave. O objetivo do projeto é apresentar ambientes com a luz suave do amanhecer. O projeto é amplo pois apresenta ao mesmo tempo uma cozinha repleta de pequenos objetos e armários, e também a parte externa da edificação. Está tudo configurado com o mesmo tipo de iluminação suavizada.

Iluminação de ambientes

A configuração da iluminação já é um excelente motivo para considerar o download da cena, mas o fato da mesma possuir licença creative commons zero, permite que você use até mesmo os objetos no interior das cenas em outras cenas. Caso você já tenha tipo a oportunidade de trabalhar com a visualização e iluminação de ambientes como cozinhas, sabe que boa parte do trabalho é dedicado a modelagem dos objetos que compõe a cena.

Por exemplo, existem a disposição utensílios como pratos e até mesmo eletrodomésticos! Como a cena foi criada com o Blender, será necessário usar o software para exportar os arquivos para o formato OBJ de maneira a aproveitar os mesmos modelos 3d em outros softwares.

Já mencionei que o download da cena sobre iluminação de ambientes é totalmente gratuita? Tudo que você precisa é se registrar no BlendSwap.

Iluminação de ambientes no Blender

O EAD – Allan Brito tem alguns cursos que ajudam a entender melhor o funcionamento do sistema de iluminação e materiais do Blender Cycles. Os seguintes cursos ajudam a entender melhor o processo de iluminação de ambientes: