A animação de personagens pode ser realizada de diversas formas e aproveitando ferramentas e técnicas disponíveis em softwares como Flash, After Effects e Illustrator. O After Effects é muito conhecido por ser uma ferramenta especializada na produção de efeitos e composição para vídeo, mas devido a sua facilidade na criação de movimento é o software escolhido por muitos artistas e animadores para dar vida aos seus personagens virtuais. O Flash também é uma opção viável, mas com a saída direta para vídeo e as opções avançadas para criar motion blur, e outros efeitos baseados em filtros o After Effects se torna uma opção bem competitiva. Quer aprender um pouco da técnica necessária para animação de personagens com After Effects? O artista Ryan Boyle compartilha um pouco do que ele sabe nessa área em uma série de 7 tutoriais em vídeo.

Animação de personagens com After Effects

Nos tutoriais o artista mostra um resumo do seu processo criativo no desenvolvimento da estrutura do personagem dentro do Illustrator, e posteriormente na configuração do personagem dentro do After Effects. Um dos pontos interessantes em relação ao design do personagem dentro do Illustrator, é que o artista trabalha exclusivamente com vetores, como era de se esperar no Illustrator, e como os vetores estão devidamente organizados em camadas será possível posteriormente animar cada parte do personagem de maneira independente.

Animação de personagens com After Effects

O uso de vetores também ajuda a renderizar as composições do After Effects em diferentes resoluções, sem a necessidade de refazer todo o trabalho de arte dos personagens. Por exemplo, caso seja necessário produzir a mesma animação para cinema 4K, é possível simplesmente alterar os ajustes e a animação de personagens com After Effects estará pronta para grandes formatos de vídeo.

A técnica de ilustração do tutorial é bem simples, e o personagem produzido é estilizado. Isso facilita a sua reprodução por praticamente qualquer pessoa, mesmo que você não tenha grandes habilidades artísticas.

Caso você esteja procurando qualquer material sobre animação de personagens com After Effects recomendo muito assistir a série de vídeos produzidos pelo Ryan Boyle, que além de demonstrarem a sus técnica ajudam a entender como configurar e ajustar a animação de personagens com After Effects.