A revista BlenderArt é uma publicação totalmente eletrônica dedicada ao uso e aplicação do Blender nas mais diversas áreas e segmentos, sejam eles artísticos ou técnicos. O download da revista é totalmente gratuito e acontece em períodos de tempo regulares de aproximadamente 2 meses. Como a revista é temática, os seus artigos acabam servindo como fonte de consulta para técnicas e temas específicos. Por exemplo, já foram temas da revista a visualização para arquitetura, animação de personagens, Cycles e vários outros assuntos. O número 42 da revista BlenderArt já está disponível para download, e o tema dessa vez é “Crossing the Digital Divide!” que seria algo como “cruzando o limite do mundo digital!” em tradução ligeiramente alterada.

Revista BlenderArt 42

Os artigos e tutoriais da revista tem como objetivo apresentar ferramentas e técnicas relacionadas com maneiras que podemos usar para extrapolar o mundo digital, e interagir com o mundo real. Por exemplo, usando a impressão 3D.

Revista BlenderArt 42

Essa é uma lista com alguns dos artigos e tutoriais da revista:

  • Chicken on steroids: O primeiro artigo da revista apresenta o depoimento do artista Albert Laine, sobre como surgiu a idéia de criar o personagem “Chicken on steroids” usando escultura digital.
  • 3D Printing for stopmotion: Já pensou como a impressão em 3D pode ajudar em animação? É exatamente isso que acompanhamos nesse artigo que mostra o processo e aplicação de objetos impressos em 3d durante animações em stopmotion. Quem já participou desse tipo de animação, sabe o quanto de tempo é gasto em ajustes na posição dos objetos e com a impressão 3D as modificações são aplicadas de maneira muito mais rápida.
  • Displacement modifier tip: No artigo técnico apresentado no formato de dica sobre o funcionamento do modificador Displacement, você aprende mais sobre o funcionamento da técnica de modelagem baseada no uso de texturas para deslocar vértices de modelos 3d. O uso do displacement é altamente indicado quando o objetivo for trabalhar com modelagem rápida, e usando padrões ou formas que seriam mais rápidas de criar usando imagens.
  • Entrevista com Bensimmon: Aqui temos uma entrevista muito interessante com o artista Ben Simmon que acabou de publicar um livro chamado Mastering Blender

Caso você seja usuário do Blender o download da revista é mais do que obrigatório, e apesar do texto da revista ser escrito em totalmente em língua inglesa, vale o esforço para consultar o material! Principalmente os temas de artigos passados da revista, que podem ajudar em projetos mais específicos como animação de personagens e outros como citei no início do artigo.