Clicky

Comercial produzido com Blender e Lightworks

Os projetos usando o Blender voltados para o mercado publicitários estão começando a se espalhar de maneira impressionante nesses últimos meses, e muito disso aconteceu graças a incorporação do sistema de tracking. Para quem não lembra o sistema de tracking do Blender foi desenvolvido para ajudar na produção do curta Tears of Steel, e posteriormente acabou virando uma ferramenta nativa do Blender. O importante é que depois de adicionado ao software, agora todos podem aproveitar os recursos e misturar vídeo com elementos em 3d. Como muitas produções voltadas para a publicidade usam esse tipo de recurso, era apenas questão de tempo mesmo até que os projetos começassem a aparecer.

Essa semana um artista chamado Alessandro Dalla Fontana divulgou um comercial totalmente produzido com o Blender, e editado no Lightworks. O Lightworks é um editor de vídeo não-linear semelhante ao Adobe Premiere e Final Cut com a diferença de ser totalmente Open Source. O vídeo do comercial produzido com o Blender é o seguinte:

O vídeo é bem curto e funciona bem para o propósito do comercial, mas nada se compara ao making of divulgado pelo artista! No making of podemos acompanhar a gravação do vídeo em estúdio e principalmente o sistema de tracking do Blender em ação, interagindo com os elementos para compor a cena.

O ambiente de estúdio e equipamentos usados na produção ajudam muito na parte de pós-produção, mas o que realmente deixa qualquer usuário do Blender empolgado é que o software responsável pela finalização do projeto já está instalado no seu computador, caso você tenha o Blender. E o software é totalmente gratuito.

Esse tipo de ferramenta ajuda a demonstrar a importância dos projetos Open Movie realizados pelo instituto Blender, e como compensa investir no desenvolvimento do mesmo!

Se você não conhece o Blender e gostaria de começar a usar a ferramenta nos seus projetos, recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conferir os cursos de Blender, e também participar do sorteio que estou realizando ao longo do mês de Outubro. É só seguir as orientações desse artigo, e você pode concorrer a livros sobre arte digital usando Blender e outros softwares 3d. Os cursos gratuitos do EAD – Allan Brito não fazem parte do sorteio.

2017-04-11T10:24:36+00:00 By |Blender 3D|5 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. Christian Tanto 18/10/2013 em 12:09 am

    O lIghtwoks é mesmo Open Source?

  2. roman 18/10/2013 em 1:55 am

    muito bom

  3. Bruno Canto Carlos 19/10/2013 em 4:12 am

    Muito bom, Allan!
    Esse tipo de divulgação para o Blender é um grande incentivo aos que estão agora estudando o software. Muita gente ainda não conhece essa ferramenta e se as agências brasileiras seguirem a tendência e escolherem usar o programa em seus projetos, os designers que desenvolvem com Blender ficarão mais à vontade para se aprofundar antes de olhar para outros softwares.

  4. Rauni 21/10/2013 em 7:53 pm

    Muito bom, blender é uma ferramenta muito profissional não deixa a desejar me nada.

  5. Rodrigo 25/10/2013 em 4:41 pm

    Fantástico resultado!

    Esse making of deixa aquela vontade de trabalhar com digital effects. Deve ser muito bom.

Deixar Um Comentário