No último final de semana entre os dias 25 e 27 de Outubro aconteceu em Amsterdã na Holanda, mais uma conferência Blender organizada pela fundação que toma conta do software e do seu desenvolvimento. Esse ano eu juro que cheguei a fazer a inscrição ainda em agosto, e realizei cotações de passagens aéreas com hospedagem, mas no meio do caminho acabei tendo que postergar novamente a minha participação na conferência mais uma vez, devido a outras duas viagens longas que precisaria fazer em outubro e outra em novembro a trabalho. Mas, para a minha alegria e dos outros usuários que não tem como transpor o pequeno obstáculo existente entre o Brasil e a Holanda, chamado oceano atlântico com frequência, a organização da conferência fez live streaming das palestras e gravou tudo para posterior publicação.

Conferência Blender 2013

Onde os vídeos estão disponíveis? No canal do Youtube da Blender Foundation você já pode conferir a maioria dos vídeos das apresentações, inclusive a conversa de abertura feita por ninguém menos do que o presidente da fundação Ton Roosendaal.

A única coisa que poderia ter ficado um pouco melhor no vídeo é a captação do áudio, pelo menos a palestra do Ton é que apresenta mais problemas, pelo menos entre as que já consegui assistir. Como todas as palestras estão inevitavelmente em inglês, e não existem legendas será necessário um pouco de paciência para assistir, ou então recorrer ao recurso de legendas automáticas do Youtube, mas acho que esses vídeos não tem o recurso habilitado ainda.

Entre os outros destaques nas apresentações, recomendo aos que estão interessados em conhecer mais sobre a proposta do Andrew Price para a reformulação da interface do Blender, a sua apresentação é bem esclarecedora e mostra a interface e um pouco das reações das pessoas em relação a sua proposta. O assunto é complexo e irei tratar do mesmo em outro artigo no futuro, mas já funciona como uma boa explicação resumida em apenas 30 minutos sobre o tema.

Quem sabe no próximo ano consigo participar presencialmente da conferência e faço os meus próprios vídeos sobre as apresentações. Se você tem interesse em expandir os seus conhecimentos com o Blender, recomendo muito assistir as apresentações!