Motion design como ferramenta educacional

O chamado motion design é uma das áreas do design que estuda e aplica princípios de animação para atribuir vida a objetos inanimados como textos e gráficos, para ilustrar idéias e outros conceitos. Essa é uma explicação extremamente simplificada sobre o que aborda e trata esse segmento importante do design. Uma das áreas pelas quais sempre me interessei muito no motion design é no suporte que esse tipo de criação pode oferecer a área educacional. Já faz um bom tempo que o artista especializado em motion design Jonathan Jarvis publicou um vídeo incrível chamado “The Crisis of Credit Visualized “. Esse vídeo mostrava de maneira simples como a crise de crédito de 2008 começou e seus efeitos. O material é excelente, e até hoje uso nas minhas aulas presenciais como exemplo de motion design.

Motion design after effects

Motion Design

O mesmo artista publicou mais um vídeo instrucional como encomenda da firma de investimentos Bridgewater. Um dos fundadores da empresa, chamado Ray Dalio, publicou um artigo explicando como funciona a economia. O artigo em si pode não despertar o interesse da maioria das pessoas, a não ser que você seja economista, mas para deixar e coisa interessante, didática e acessível para a maioria do público o Jonathan Jarvis ficou encarregado de ilustrar e animar o artigo. O resultado você pode conferir no vídeo a seguir que apresenta legendas capturadas de maneira automática pelo Youtube, com a opção de tradução automática para o português.

Além do conteúdo muito bem explicado e ilustrado, o tempo do vídeo impressiona! Qualquer pessoa que já teve a oportunidade de trabalhar com animação sabe que produzir qualquer conteúdo longo em animação pode se transformar em um grande desafio, e com softwares como o After Effects ou outros especializados em motion design.

Qual foi o software usado na produção dessa animação? O artista não deixa claro na sua página e sequer outros textos divulgando o projeto explicam como foi criada a animação, mas já posso adiantar que provavelmente foram vários softwares envolvidos na produção. É necessário ilustrar, animar e montar muita coisa para que apenas um software resolva tudo.

Se você quiser começar a trabalhar com esse tipo de projeto, recomendo uma visita ao curso básico gratuito de After Effects do EAD – Allan Brito. Assim você conhece a ferramenta principal de trabalho dos motion designers, e provavelmente a ferramenta mais usada na criação desse projeto.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Motion design como ferramenta educacional”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *