O Blender recebeu mais uma atualização na sua sequência de versões estáveis na última semana, e agora já temos a versão 2.69 disponível para download. O ciclo do Blender 2.6 está chegando ao fim com esse lançamento e vale lembrar como tudo começou quase dois anos atrás. A versão 2.6 surgiu como resultado dos esforços dos desenvolvedores empenhados nas melhorias trazidas pelo projeto Sintel e a consolidação da nova interface apresentada na versão 2.5. As ferramentas disponíveis no Blender receberam melhorias significativas ao longo das atualizações da versão 2.6 como foi o caso do Cycles, B-Mesh, Motion Tracking entre outras.

Blender269.jpg

Blender 2.69

A lista de atualizações e novos recursos do Blender 2.69 é mais humilde do que versões anteriores, mas ainda assim muito bem-vindas! Como não poderia deixar de acrescentar, além de todos os novos recursos adicionados ao Blender 2.69 os desenvolvedores corrigiram diversos bugs e problemas encontrados nas versões anteriores.

Como é costume aqui no blog, tomei a liberdade de fazer uma lista com as principais novidades encontradas nessa atualização:

  • Opção para cortar objetos poligonais chamadas de Mesh Bisect
  • Opção Hidden Wire para exibir apenas o wireframe que está voltado para o observador
  • Nova opção de textura para céu no Cycles chamada Hosek/Wilkie
  • Melhorias na renderização de cabelos no Cycles
  • Novo onde chamado blackbody converte a temperatura de luzes do valor em Kelvin para RGB
  • Agora podemos criar hierarquias entre objetos usando os vértices como pais
  • Listas agora podem receber filtros e serem reorganizadas usando apenas o mouse

Para fazer o download da versão 2.69 do Blender, você pode visitar esse endereço que leva até os downloads estáveis mais recentes do software. Isso é pouco para você? Quer as versões mais recentes ainda? Esse outro endereço leva até o Blender Builder com versões ainda não testadas do software para vários sistemas. Só use as versões não testadas se você souber o que está fazendo! Elas podem conter bugs ainda não reportados, que podem inutilizar arquivos salvos nessa versão. Recomendo usar a versão estável para evitar problemas.

Aproveite para conferir o redesign da página do Blender!

Aprendendo a usar o Blender

Quer aprender a usar o Blender? No EAD – Allan Brito você encontra uma vasta gama de cursos dedicados a apresentar as ferramentas do Blender! A lista de cursos disponível é a seguinte:

E para deixar a coisa ainda mais interessante, usando o cupom ALLANBRITO7ANOS no momento da inscrição, você recebe 15% de desconto! O cupom é válido apenas para inscrições realizadas em novembro de 2013, e o código pode ser usado tanto nas inscrições de cursos únicos ou combos!