Blender 2.69 disponível para download

O Blender recebeu mais uma atualização na sua sequência de versões estáveis na última semana, e agora já temos a versão 2.69 disponível para download. O ciclo do Blender 2.6 está chegando ao fim com esse lançamento e vale lembrar como tudo começou quase dois anos atrás. A versão 2.6 surgiu como resultado dos esforços dos desenvolvedores empenhados nas melhorias trazidas pelo projeto Sintel e a consolidação da nova interface apresentada na versão 2.5. As ferramentas disponíveis no Blender receberam melhorias significativas ao longo das atualizações da versão 2.6 como foi o caso do Cycles, B-Mesh, Motion Tracking entre outras.

Blender269.jpg

Blender 2.69

A lista de atualizações e novos recursos do Blender 2.69 é mais humilde do que versões anteriores, mas ainda assim muito bem-vindas! Como não poderia deixar de acrescentar, além de todos os novos recursos adicionados ao Blender 2.69 os desenvolvedores corrigiram diversos bugs e problemas encontrados nas versões anteriores.

Como é costume aqui no blog, tomei a liberdade de fazer uma lista com as principais novidades encontradas nessa atualização:

  • Opção para cortar objetos poligonais chamadas de Mesh Bisect
  • Opção Hidden Wire para exibir apenas o wireframe que está voltado para o observador
  • Nova opção de textura para céu no Cycles chamada Hosek/Wilkie
  • Melhorias na renderização de cabelos no Cycles
  • Novo onde chamado blackbody converte a temperatura de luzes do valor em Kelvin para RGB
  • Agora podemos criar hierarquias entre objetos usando os vértices como pais
  • Listas agora podem receber filtros e serem reorganizadas usando apenas o mouse

Para fazer o download da versão 2.69 do Blender, você pode visitar esse endereço que leva até os downloads estáveis mais recentes do software. Isso é pouco para você? Quer as versões mais recentes ainda? Esse outro endereço leva até o Blender Builder com versões ainda não testadas do software para vários sistemas. Só use as versões não testadas se você souber o que está fazendo! Elas podem conter bugs ainda não reportados, que podem inutilizar arquivos salvos nessa versão. Recomendo usar a versão estável para evitar problemas.

Aproveite para conferir o redesign da página do Blender!

Aprendendo a usar o Blender

Quer aprender a usar o Blender? No EAD – Allan Brito você encontra uma vasta gama de cursos dedicados a apresentar as ferramentas do Blender! A lista de cursos disponível é a seguinte:

E para deixar a coisa ainda mais interessante, usando o cupom ALLANBRITO7ANOS no momento da inscrição, você recebe 15% de desconto! O cupom é válido apenas para inscrições realizadas em novembro de 2013, e o código pode ser usado tanto nas inscrições de cursos únicos ou combos!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 comentários sobre “Blender 2.69 disponível para download”

  1. Show. Comecei a mexer na versão 2.49b, o ambiente bem amigável, nas versões mais novas o design para desenvolvimento está bem mais complexo!! Apesar de ter diversas melhorias. 😀

  2. Ficou bom, mas sinto saudade da versão 2.49, aquilo sim era interface, tinha muita flexibilidade.SQN

    Estou zoando, é que o dono aqui do site não gostou da proposta para o nova interface e fica excluindo todos dos comentários de quem é a favor.

  3. Allan obrigado por compartilhar seus conhecimentos. São de grande valia pra novos – assim com eu – usuários e feras q ja te acompanham ha algum tempo. Uma duvida: instalei o 2.69 mas qndo abro o User Preference dele não consigo ler absolutamente nada!! como peguei a copia direto do site creio q não deva ser nada com a instalação, gostaria que pudesse me ajudar solucionar, por favor. Grato.

  4. Olá Allan, qual versão python o blender 2.69 usa? Não sei ver essas coisas ainda, mas o meu sobrinho formatou o pc e agora não é reconhecido o número de núcleos do processador, acho que é porque está sem phython instalado, me desculpe pela noobice rsrs.

  5. Allan, resolvido! creio q trata-se de um bug qndo abro o Blender usando 2 monitores. A solução: abro na tela simples e só depois peço para estender os monitores e levo o blender para o segundo. Nada de grave hehehehhe. Grato pelo espaço para solucionarmos nossas duvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *