É preciso conhecer a fundo o processo de rigging para ser um bom animador? Esse é o tipo de pergunta que os meus alunos sempre me fazem nas aulas sobre rigging, e a resposta para ela é não. A configuração de um personagem para animação usando os controladores e ajustes de deformação, é algo extremamente trabalhoso e complexo. O conhecimento das ferramentas necessárias para criar um bom rig do zero é bem razoável e acaba sendo desenvolvido ao longo de vários meses de testes e e estudos, algumas vezes envolvendo até mesmo o uso de scripts.

Um bom rig deve possibilitar ao animador criar vários movimentos e ajudar na atribuição de emoções ao personagem. Se o seu objetivo é estudar animação apenas, recomendo começar a manipular um dos vários rigs gratuitos disponíveis na web, como é o caso do Stewart! Esse é um personagem completo disponível para os usuários do Maya que ajuda no início dos estudos sobre animação.

download gratuito Maya

O personagem foi desenvolvido pela escola online de animação Animation Mentor e pode ser copiado de maneira totalmente gratuita diretamente desse endereço. A vantagem no uso do Stewart é que um artista usando o Maya, pode partir diretamente para a criação de animações sem a preocupação de precisar começar a fazer um rig completo.

Se você quiser é possível até mesmo usar o personagem em projetos comerciais, pois a licença de uso do Stewart permite a criação de trabalhos derivados, para isso basta citar a fonte.

A versão do Maya para a qual o personagem está otimizado é a 2013 ou superior, mas você pode tentar sem problemas usar o rig no Maya 2012 e anteriores. O que deve acontecer é que alguns dos controles devem parar de funcionar.

Caso você não seja usuário do Maya, outras opções de rigs gratuitos para outros softwares 3d são os seguintes:

Esses recursos são fundamentais para qualquer artista interessado em começar a trabalhar com animação 3d de personagens, pois evita a necessidade de conhecer o processo de Rigging a fundo. Mas, é sempre bom ter uma base sobre a construção do personagem para ter condições de alterar as configurações do personagem caso seja necessário.