A trilha sonora de uma animação é muito importante para contextualizar qualquer projeto, e quando uma animação é reproduzida sem o uso desse recurso faz muita falta. O desafio para animadores e pequenos estúdios é licenciar as músicas para uso nesse tipo de projeto. Sim, é preciso licenciar o uso das músicas caso você não queira enfrentar problemas relacionados com direitos autorais. Os artistas que usam o Youtube como plataforma de divulgação sabem muito bem o que significa usar áudio protegido por direitos autorais! Dependendo da trilha escolhida para o projeto, os gestores do Youtube podem até mesmo excluir o vídeo. É por isso que uma biblioteca gratuita de músicas é importante nessas situações.

Biblioteca gratuita de músicas

Biblioteca gratuita de músicas

Para ajudar os criadores de vídeos e animações o próprio Youtube divulgou uma biblioteca gratuita de músicas no seu web site, que podem ser usadas para ilustrar os vídeos sem nenhum tipo de restrição. Isso significa que ao usar qualquer música da biblioteca, você pode inclusive habilitar o recurso de monetização do Youtube para gerar receita publicitária com os vídeos, o que é impossível se o vídeo usar material protegido por direitos autorais.

A parte bacana dessa biblioteca gratuita de músicas é que você pode fazer o download das músicas, para adicionar aos vídeos no momento da edição. Ao escolher a música no momento do upload do vídeo, o áudio é substituido! Quando é feito o download do arquivo é possível fazer a mixagem do áudio com uma narração em softwares como o Adobe Premiere, Final Cut ou Sony Vegas.

Adicione o link aos seus favoritos e use as músicas sempre que for necessário! Só lembre que muita gente deve usar essas músicas, e provavelmente a sua trilha não será assim original.

Outra fonte interessante de músicas gratuitas é o CCMixter, que compartilha músicas remixadas por artistas do mundo todo. O material é geralmente licenciado em creative commons, precisando apenas fazer referência ao autor da música para que possa ser usada até para fins comerciais. O único inconveniente nesse caso é que você precisara informar ao Youtube, se o vídeo for usado lá, os termos da licença.

Editando o som digital

Quer editar essas músicas depois do download? Use o curso gratuito de Audacity do EAD – Allan Brito para editar e manipular os arquivos de áudio!