O ano acabou de começar e nada melhor para preparar o seu ambiente de trabalho com o Blender do que algumas cenas gratuitas, totalmente iluminadas usando ambientes semelhantes a estúdios de fotografia, para acelerar a visualização de objetos e personagens. Mas, o que faz desse sistema de iluminação de estúdio importante? Caso você nunca tenha usado esse tipo de sistema ou setup, é importante explicar um pouco da sua utilidade e o motivo que faz com que a cena seja útil em diversos tipos de projetos.Nos estúdios próprios de fotografia encontramos geralemente cenários prontos com o chamado fundo infinito, que consiste em um grande painel geralmente na cor branca, e que conta com várias luzes de grandes dimensões posicionadas nas laterais da cena.

Esse tipo de configuração faz com que qualquer objeto posicionado no centro desse ambiente, acabe recebendo iluminação constante e projete sombras suaves ou praticamente inexistentes no fundo infinito. O resultado é uma cena excelente para apresentar objetos e modelos 3d de forma totalmente abstrata, sem a necessidade de um cenário construído especifcamente para demonstrar o objeto.

Download gratuito de cenários com iluminação

O download da cena no Blender pode ser realizada usando o BlendSwap, que é uma comunidade de artistas interessados no compartilhamento de arquivos e recursos voltados especificamente para o Blender. No caso desse conjunto do download gratuito de cenários com iluminação o autor do arquivo é chamado de KBeres, e o download do arquivo pode ser realizado diretamente desse endereço. Só para reforçar que é preciso se cadastrar no BlendSwap para ter acesso ao arquivo, e a conta gratuita do sistema possui limite de download. Mas, caso você não tenha realizado o download de recursos ou arquivos nos últimos dias, deve conseguir copiar as cenas sem grandes problemas.

Download gratuito de cenários com iluminação

O material está licenciado no formato Creative Commons, que exige apenas a indicação do autor para usar as cenas, até no caso de situações envolvendo projetos com objetivos comerciais.No arquivo é possível encontrar cinco cenários com iluminação, prontos para receber arquivos ou modelos 3d para fins de apresentação. Por exemplo, você pode usar o append ou então o link do Blender para trazer modelos 3d externos para qualquer uma das cinco cenas.

Cursos de iluminação com Blender

Quer aprender a iluminar as suas próprias cenas com o Blender? Recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conhecer os cursos próprios sobre iluminação e render com o Cycles, para que você tenha os conhecimentos necessários para gerar suas próprias cenas com iluminação de estúdio:

Ainda não conhece o Blender? Você pode começar então pelo curso básico gratuito de Blender, que como o próprio nome mesmo já deixa explícito, é totalmente gratuito e apresenta tanto a metodologia usada nos outros cursos como também os conhecimentos necessários para começar a trabalhar com o Blender.