Um bom projeto envolvendo modelagem 3d para jogos ou animações depende de vários fatores para atingir níveis de qualidade profissional, e muito desse tipo de qualidade é mensurada com base no visual dos elementos que fazem parte do projeto. O visual dos modelos 3d e cenários pode ser melhorado de maneira significativa usando nada mais do que texturas para jogos e animações. Quando as texturas são realmente boas, podemos até mesmo esquecer um pouco da modelagem, dedicando mais tempo para a configuração das texturas e mapas UV.

É por esse motivo que possuir uma boa biblioteca de texturas acaba fazendo toda a diferença quando estamos trabalhando em projetos de modelagem 3d. Apesar de muitas acreditarem que a busca por imagens do Google é a solução, o que é um grande erro e pode gerar problemas futuros com direitos autorais dos arquivos, o melhor mesmo é ter sempre a disposição uma boa biblioteca, seja ela paga ou gratuita.

Texturas para jogos e animações

Quer conhecer mais uma biblioteca de texturas para jogos e animações totalmente gratuita que encontrei alguns dias atrás? Para conferir o Texturer, visite o link indicado para começar a fazer o download dos arquivos das texturas, para uso nos seus projetos. Entre as vantagens no uso dessa biblioteca está o fato da licença de uso dos arquivos ser bem permissiva. O autor do web site deixa claro que você pode fazer uso das texturas em qualquer tipo de projeto, até mesmo com fins comerciais, mas em hipótese alguma é permitido revender ou distribuir as texturas fora da biblioteca do Texturer.

Biblioteca gratuita de texturas para jogos e animações

A biblioteca está toda organizada em categorias, e você sequer precisa realizar algum tipo de cadastro para ter acesso aos arquivos, o que é muito bom! Já mencionei que é tudo gratuito?
Esse é o tipo de recurso que não pode ficar esquecido por nenhum artista ou estúdio envolvido em projetos que precisem de texturas para jogos e animações, pois como comentei no início do artigo, a percepção dos usuários por material de qualidade está muito focada no visual final dos elementos em 3d, e com boas texturas é possível até mesmo mascarar modelos 3d produzidos de maneira desleixada.

Usando texturas para jogos e animações

Ainda não sabe usar texturas em projetos envolvendo jogos e animações? Recomendo uma visita ao EAD – Allan Brito para conhecer os cursos específicos sobre manipulação de texturas para Blender e SketchUp: