Blender e SketchUp: Modelagem e renderização gratuita

O SketchUp é um software excelente para modelagem 3d voltada para arquitetura, apesar de possuir limitações quanto as suas ferramentas nativas, que podem muito bem serem expandidas com plugins, é uma opção bem aceita no mercado de arquitetura e engenharia para criar modelos 3d. Mas, o ponto fraco do SketchUp é a renderização dessas imagens, pois apesar do software não ser voltado especificamente para visualização, podemos gerar imagens renderizadas com aparência mais estilizada. É possível gerar imagens realistas com o SketchUp usando diversos plugins e renders externos como o V-Ray ou mesmo Maxwell Render, porém todos esses softwares exigem que o usuário adquira uma licença de uso dos mesmos, o que pode ser complicado para alguns usuários.

A boa notícia é que podemos usar em conjunto o SketchUp com o Blender para obter a facilidade da modelagem do SketchUp, e usar o poder de renderização do Blender Cycles, para conseguir gerar imagens realistas sem a necessidade de adquirir novas licenças de software. Nesse caso o SketchUp possui uma versão gratuita e o Blender é gratuito por natureza. Já abordei o uso dos dois softwares em conjunto no passado, e retorno ao assunto hoje apresentando um vídeo bem completo sobre o tema que mostra os passos e desafios para conseguir modelar projetos no SketchUp e exportar os arquivos para o Blender.

Exportando do SketchUp para o Blender

O procedimento para modelagem no SketchUp deve seguir o ritmo e técnicas tradicionais para gerar a geometria do objeto. O vídeo a seguir mostra todos os passos necessários para conseguir renderizar com sucesso seus projetos oriundos do SketchUp no Blender Cycles.

A técnica consiste em exportar o arquivo do modelo 3d produzido com o SketchUp para o formato DXF, que é suportado tanto pela versão gratuita do software como pelo SketchUp Pro. Depois que o arquivo é exportado para o formato DXF é necessário usar um software da Autodesk chamado FBX Converter para converter o modelo 3d duas vezes. A primeira conversão é para o formato FBX e a segunda para OBJ. Os arquivos OBJ são suportados de maneira nativa pelo Blender, e apresentam muito menos problemas que os modelos 3d importados em COLLADA.

É um pouco trabalhoso, mas isso garante duas coisas:

  • A passagem do modelo 3d para o Blender com o mínimo de problemas
  • O uso da versão gratuita do SketchUp para gerar os modelos 3d

Com a geometria devidamente importada para o Blender, precisamos apensa trabalhar nos ajustes do próprio Cycles, que seriam os materiais e texturas somados com a iluminação da cena.

A minha recomendação é a de sempre tentar aproveitar ao máximo os materiais e configurações das texturas do renderizador escolhido para gerar as imagens, pois isso evita problemas de mapeamento e principalmente garante o realismo das superfícies na imagem. Nesse caso, apesar de ser tentador configurar as texturas no SketchUp, é melhor fazer todo o procedimento de configuração das texturas no Blender. Isso garante que tudo será gerado de acordo com o que você deseja.

Nesse caso será preciso aprender um pouco do que o Blender oferece em termos de gerenciamento de materiais e texturas, mas é algo que você fará apenas uma vez, e depois poderá até mesmo usar a flexibilidade do render por GPU do Cycles, caso possua uma placa de vídeo da NVIDIA.

Blender e SketchUp para arquitetura

O uso de softwares como o Blender em conjunto com o SketchUp pode trazer inúmeros benefícios para os artistas que escolhem adotar plataformas de desenvolvimento gratuitas. Como forma de vencer o desafio inicial que é conhecer as ferramentas necessárias para conseguir gerar modelos 3d e renderizar usando os dois softwares, recomendo alguns cursos do EAD – Allan Brito:

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Blender e SketchUp: Modelagem e renderização gratuita”

  1. Caro Allan.

    Antes de mais nada agradeço pelo seu trabalho, disponibilizando um conteúdo de muita relevância aqui no blog. Já fiz alguns cursos também no EAD que me foram muito úteis.

    Bem, com relação ao tema Sketchup e Blender, tenho uma dúvida: se eu tenho um modelo 3d desenvolvido no Sketchup, ele será exportado para o Blender sem nenhuma configuração (luzes, materiais e câmeras), certo? Ou seja, essas configurações serão feitas dentro do Blender. Se, posteriormente, eu precisar fazer alguma modificação no modelo no Sketchup, ao exportar terei que refazer todo o processo de configuração do zero?

    Obrigado e grande abraço.

  2. Oi Marco,

    Sim, sempre que você atualizar o arquivo o procedimento precisará ser realizado outra vez. O ideal é enviar o projeto já finalizado para render no Blender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *