Com o preço dos imóveis no Brasil beirando a estratosfera, seria muito interessante poder fazer o download de um apartamento mobiliado e conseguir efetivamente morar nele. Mas, o objetivo desse artigo é indicar o download do modelo 3d produzido por um web site chamado NVus Designs que realizou um concurso entre os seus leitores, e na época esse mesmo modelo 3d foi oferecido como base para realização de alterações na estrutura visual do apartamento. Por exemplo, os usuários podiam adicionar e remover mobiliário livremente e apresentar as suas próprias versões do espaço.

O concurso já foi encerrado e agora os organizadores permitem o download do modelo 3d usado na iniciativa para fins de estudo e até mesmo análise da configuração geral usada no arquivo.

Download gratuito de apartamento mobiliado

Download gratuito de apartamento mobiliado

O arquivo inicialmente foi criado usando o 3dsmax e a iluminação ajustada integralmente com o V-Ray, mas é possível copiar o modelo 3d em vários formatos diferentes. No web site da NVus Design podemos escolher os seguintes formatos para copiar os arquivos:

  • MAX
  • OBJ
  • 3DS
  • FBX

Para fins de compatibilidade a melhor opção é sem dúvida o OBJ que pode ser aberto ou importado em praticamente qualquer software 3d. Os usuários do 3dsmax devem evidentemente preferir usar o seu formato nativo, pois o mesmo já está pré-configurado para o V-Ray. Claro que você precisa ter o V-Ray instalado para aproveitar os recursos completos do arquivo.

Esse tipo de recurso é muito interessante para artistas que desejam praticar suas habilidades em iluminação e render para arquitetura, mas não gostariam de criar modelos 3d próprios para esse tipo de propósito. Então, é perfeitamente possível fazer o download de um desses modelos e no seu software 3d preferido ajustar a iluminação, materiais e renderizar o projeto.

Por exemplo, é perfeitamente possível aproveitar esse arquivo para renderizar a cena no Blender Cycles que é gratuito. É só escolher o formato OBJ para importar o modelo 3d para o Blender.

A renderização não é tudo que podemos aprender com esse recurso, pois você deve analisar também a maneira como o arquivo foi construído para tentar melhorar as suas habilidades relacionadas com modelagem 3d para arquitetura.

Já mencionei que o download é gratuito?

Aprendendo a trabalhar com modelagem para arquitetura

Quer aprender a criar modelos 3d como esses? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos relacionados com arquitetura que ajudam no entendimento sobre como você pode trabalhar com esse tipo de modelagem: