A reprodução de cenas históricas é sempre algo que exige muito dos artistas 3d envolvidos na criação dos modelos 3d, pois isso acarreta a modelagem completa de praticamente todos os elementos da cena. É muito difícil encontrar boas bibliotecas prontas que apresentem móveis e objetos de períodos como o barroco. Os projetos de restauração de edifícios históricos se tornam cada vez mais comuns em várias regiões do Brasil, o que acaba gerando demanda pela visualização desses ambientes já com todas as suas partes devidamente restauradas. A arquitetura barroca é especialmente complexa devido a sua riqueza de detalhes, fazendo com que seja preciso utilizar técnicas híbridas de modelagem para gerar móveis, objetos e até mesmo as próprias edificações.

Cena inspirada na arquitetura barroca

Os usuários do Blender podem aproveitar um recurso muito valioso disponível no BlendSwap, que é uma cena inspirada na arquitetura barroca e compartilhada por um usuário chamado 1DInc. Na cena em particular podemos conferir duas peças de mobiliário totalmente criadas em estilo barroco, e além disso temos detalhes construtivos dos elementos como paredes e ornamentos diversos.

barroco-arquitetura.jpg

Você pode estar se perguntando qual foi a técnica usada para criar esses modelos 3d inspirados pela arquitetura barroca? Em situações como essas o artista precisa recorrer ao uso de técnicas híbridas, pois apenas a modelagem poligonal tradicional não é capaz de gerar essa quantidade de detalhes nos modelos 3d. A solução é aproveitar uma base poligonal existente e adicionar detalhes por meio de escultura digital. Como o Blender possui ferramentas muito bem desenvolvidas para a escultura, o processo de criação integrado com modelos poligonais é relativamente fácil e simples para quem conhece a técnica.

O arquivo serve tanto para os usuários que gostariam de aprender as técnicas empregadas para gerar os modelos 3d, como também para quem necessita de móveis e objetos inspirados na arquitetura barroca. A quantidade pode não ser suficiente para preencher todos os espaços disponíveis em grandes projetos de visualização, mas já será alguma ajuda para os casos em que não encontramos nenhuma referência a arquitetura barroca em bibliotecas online.