Os chamados mapas HDRI são de grande utilidade para qualquer projeto envolvendo renderização, pois podemos com eles reproduzir de maneira extremamente realista o ambiente usado para capturar essas imagens. Entre as vantagens de usar os mapas HDRI está o fato de podermos aproveitar a sua natureza esférica e envolver uma cena por todos os lados com a imagem, o que resulta em reflexões geradas por materiais como metais, vidros e plásticos de maneira bem realista. Esse é um problema que muitos artistas iniciantes enfrentam quando configuram materiais assim! Além de determinar as características da superfície, é necessário também adicionar alguma coisa para gerar reflexões. Existe alguma dificuldade no uso de mapas HDRI? Ao meu ver o grande desafio é conseguir esse tipo de imagem, em tamanhos razoáveis e de maneira gratuita. Você quer fazer o download gratuito de mapas HDRI?

O 3D Scan Store está oferecendo três mapas HDRI de altíssima resolução para download gratuito. Para conseguir o download dos arquivos, você precisa fazer um processo parecido com a compra dos mapas, adicionando os mesmos no carrinho da loja virtual. No momento de finalizar o pagamento, você deve usar o botão Free Checkout. Essa opção estará disponível dentro da loja por tempo limitado! Se você quiser garantir os seus mapas HDRI recomendo correr para fazer o download.

Download de mapas HDRI gratuitos

Só para você ter uma idéia da qualidade desses mapas HDRI, as imagens possuem 10.000 pixels de largura por 5.000 pixels de altura!

Depois de fazer o download dos arquivos, você precisa configurar o seu renderizador preferido para usar esse tipo de imagem na sua cena. Apesar do processo ser um pouco diferente, dependendo do software escolhido, o conceito por trás do uso dos mapas HDRI é muito semelhante. Na maioria dos casos é preciso adicionar o mapa como uma textura associada ao canal World da sua cena, para que seja possível aproveitar as suas características durante o render.

No caso de renderizadores mais modernos com suporte a iluminação global (*Global Illumination*) o resultado será a representação da iluminação na cena de maneira muito parecida com a que foi capturada no momento da geração do mapa HDRI.

Quer mais informações sobre como capturar essas imagens? Esse artigo apresenta alguma informações sobre o equipamento usado para fazer a captura desses mapas.