Clicky

Exportando arquivos DWG para o Blender

A modelagem 3d para arquitetura é uma das tarefas que mais precisa de referências para que o seu processo seja acelerado, e a maneira mais simples que existe de adicionar esse tipo de guia na modelagem é por meio de um arquivo de CAD. Os projetos na sua grande maioria são salvos no formato do AutoCAD, que é o DWG, e precisam ser manipulados por diferentes softwares 3d. Por motivos óbvios os softwares da Autodesk lidam muito bem com arquivos DWG, mas se você não usa softwares de Autodesk a coisa pode complicar um pouco. Os usuários do Blender precisam aprender a lidar com esse tipo de dificuldade de várias formas diferentes. Se você é usuário do Blender e tem acesso ao AutoCAD, existe um script desenvolvido em AutoLISP que exporta projetos em CAD diretamente para o formato OBJ que é totalmente suportado pelo Blender.

Já comentei sobre essa ferramenta aqui no blog no passado, mas vale fazer a recomendação novamente já que o autor do script atualizou a ferramenta e agora o resultado é um arquivo OBJ com menos artefatos ou problemas no momento da importação no Blender.

Exportando arquivos DWG para o Blender

O procedimento de uso do script é bem simples, e requer apenas que o mesmo seja instalado e executado no AutoCAD para que o arquivo OBJ seja gerado. Com uma guia já em escala dos projetos desenvolvidos em softwares como o AutoCAD fica muito mais rápido e prático criar os modelos 3d. Para fazer o download é necessário apenas visitar a página do script nos fóruns Blenderartists.

Nos casos em que você não possua acesso a softwares de CAD e precisa ainda assim importar arquivos desse tipo para o Blender, recomendo usar o Add-on que permite importar arquivos no formato DXF para o Blender. Apesar de não ser perfeito, é uma das melhores soluções. E nos casos em que só temos a disposição um arquivo DWG, existe uma excelente ferramenta gratuita chamada Teigha File Converter que transforma arquivos DWG em DXF.

Modelagem para arquitetura usando o Blender

Caso você esteja interessado em trabalhar com modelagem para arquitetura no Blender, recomendo uma visita ao curso sobre modelagem para arquitetura com Blender do EAD – Allan Brito. Como o próprio nome mesmo já deixa claro, é um curso totalmente voltado para modelagem de objetos dentro do contexto da arquitetura. Fora esse curso ainda existem outros dois cursos próprios de modelagem no site:

Ao realizar a inscrição nos três cursos como um combo, você recebe um bom desconto no valor da inscrição avulsa.

 

2017-04-11T10:24:33+00:00 By |CAD|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Daniel 24/01/2014 em 2:08 pm

    Eu carrego qualquer arquivo no pConPlanner (.dwg / .dxf / .skp / .obj / .3ds) e exporto para 3ds. Aí é só carregar no Blender!!!!!!!

  2. José Petri 24/01/2014 em 8:03 pm

    Realmente para quem trabalha com arquitetura o Blender da um baile para fazer importação de arquivos do CAD, as vezes é melhor usar prints de uma planta do que tentar importar =P Mas não conhecia do script do AutoLISP e vou testa-lo no meu próximo projeto =]

    E sobre o Blender na Arquitetura talvez goste de saber que vem uma nova ferramenta por ai, http://www.youtube.com/watch?v=hW0Ac2cK1Ss

  3. Márcio 26/01/2014 em 8:52 pm

    E o Sketchup 6 não seria uma saída? Parece que ja li algo neste sentido no seu site.
    Adoro seus posts continue nos ajudando.
    Abraços.

  4. admin 28/01/2014 em 11:09 am

    Eu vi essa ferramenta! Realmente parece ser muito boa. Assim que tiver um tempinho gravo um tutorial sobre ela

Deixar Um Comentário