Exportando arquivos DWG para o Blender

A modelagem 3d para arquitetura é uma das tarefas que mais precisa de referências para que o seu processo seja acelerado, e a maneira mais simples que existe de adicionar esse tipo de guia na modelagem é por meio de um arquivo de CAD. Os projetos na sua grande maioria são salvos no formato do AutoCAD, que é o DWG, e precisam ser manipulados por diferentes softwares 3d. Por motivos óbvios os softwares da Autodesk lidam muito bem com arquivos DWG, mas se você não usa softwares de Autodesk a coisa pode complicar um pouco. Os usuários do Blender precisam aprender a lidar com esse tipo de dificuldade de várias formas diferentes. Se você é usuário do Blender e tem acesso ao AutoCAD, existe um script desenvolvido em AutoLISP que exporta projetos em CAD diretamente para o formato OBJ que é totalmente suportado pelo Blender.

Já comentei sobre essa ferramenta aqui no blog no passado, mas vale fazer a recomendação novamente já que o autor do script atualizou a ferramenta e agora o resultado é um arquivo OBJ com menos artefatos ou problemas no momento da importação no Blender.

Exportando arquivos DWG para o Blender

O procedimento de uso do script é bem simples, e requer apenas que o mesmo seja instalado e executado no AutoCAD para que o arquivo OBJ seja gerado. Com uma guia já em escala dos projetos desenvolvidos em softwares como o AutoCAD fica muito mais rápido e prático criar os modelos 3d. Para fazer o download é necessário apenas visitar a página do script nos fóruns Blenderartists.

Nos casos em que você não possua acesso a softwares de CAD e precisa ainda assim importar arquivos desse tipo para o Blender, recomendo usar o Add-on que permite importar arquivos no formato DXF para o Blender. Apesar de não ser perfeito, é uma das melhores soluções. E nos casos em que só temos a disposição um arquivo DWG, existe uma excelente ferramenta gratuita chamada Teigha File Converter que transforma arquivos DWG em DXF.

Modelagem para arquitetura usando o Blender

Caso você esteja interessado em trabalhar com modelagem para arquitetura no Blender, recomendo uma visita ao curso sobre modelagem para arquitetura com Blender do EAD – Allan Brito. Como o próprio nome mesmo já deixa claro, é um curso totalmente voltado para modelagem de objetos dentro do contexto da arquitetura. Fora esse curso ainda existem outros dois cursos próprios de modelagem no site:

Ao realizar a inscrição nos três cursos como um combo, você recebe um bom desconto no valor da inscrição avulsa.

 

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Exportando arquivos DWG para o Blender”

  1. Eu carrego qualquer arquivo no pConPlanner (.dwg / .dxf / .skp / .obj / .3ds) e exporto para 3ds. Aí é só carregar no Blender!!!!!!!

  2. Realmente para quem trabalha com arquitetura o Blender da um baile para fazer importação de arquivos do CAD, as vezes é melhor usar prints de uma planta do que tentar importar =P Mas não conhecia do script do AutoLISP e vou testa-lo no meu próximo projeto =]

    E sobre o Blender na Arquitetura talvez goste de saber que vem uma nova ferramenta por ai, http://www.youtube.com/watch?v=hW0Ac2cK1Ss

  3. E o Sketchup 6 não seria uma saída? Parece que ja li algo neste sentido no seu site.
    Adoro seus posts continue nos ajudando.
    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *