A edição de imagens oriundas de softwares 3d em processadores de imagens é algo muito comum em qualquer ambiente de produção. Algumas vezes é até mais fácil criar um efeito em particular no Photoshop ou GIMP do que no software 3d, para economizar no tempo de render ou simplesmente pelo fato da aplicação 3d não suportar o efeito visual desejado. É por esse motivo que sempre recomendo para meus alunos o estudo de algum software de processamento voltado para imagens, e nesse caso o Photoshop é sem sombra de dúvida o mais famoso do mercado. Mas, o que podemos fazer com um processador de imagens como o Photoshop?

Para que você tenha uma idéia do que é possível fazer com o Photoshop na pós-produção de imagens renderizadas, encontrei um tutorial muito simples de reproduzir que demonstra o processo necessário para simular vidro jateado na fachada de uma edificação. O tutorial é simples e demonstra apenas uma das várias maneiras de conseguir o mesmo efeito no Photoshop usando uma mescla de ajustes na mistura das camadas, ferramentas de pintura e outros efeitos.

Essa não é evidentemente a única maneira de conseguir realizar esse mesmo efeito, e podemos trabalhar com outras ferramentas para gerar o efeito. A grande vantagem de criar esse tipo de vidro no Photoshop é o fato de não ser necessário renderizar o painel de vidro gigante! Como é comum em qualquer efeito ótico no render, o uso de ajustes para simular o vidro no render iria aumentar o tempo necessário para gerar a imagem. Apesar do projeto apresentado no vídeo ter aparência voltada para uma pintura, podemos aplicar a mesma técnica em imagens renderizadas.

O uso do Photoshop nesse tipo de situação pode também resultar em melhorias na parte de cores e iluminação de um projeto. Por exemplo, a seguir você confere um vídeo curto que apresenta as alterações de cor e luminosidade em uma imagem renderizada.

Repare como o processo de edição e ajustes nas imagens conseguiu alterar a percepção que temos da iluminação.

Aprendendo a usar um editor de imagens

Quer aprender a usar um editor de imagens? No EAD – Allan Brito você encontra vários cursos relacionados com edição e tratamento de imagens. Os cursos disponíveis são os seguintes:

Ainda não existe um curso próprio para edição e tratamento de imagens no Photoshop, mas isso vai mudar em alguns dias! Fique ligado aqui no blog para novidades.