A criação de cenas realistas com base em modelos 3d ou vídeo envolve a inserção desses objetos virtuais dentro de um contexto. Parte desse trabalho está diretamente relacionado com a composição da cena, seja com o uso de um plano de fundo adequado ou então com a criação de elementos que reproduzam da melhor forma possível o cenário hipotético real do projeto. Na maioria das vezes apenas o posicionamento de uma textura representando o céu no momento do render é suficiente para gerar o contexto necessário, e para conseguir fazer esse tipo de composição é necessário possuir uma boa biblioteca de texturas com imagens de diferentes tipos de céu.

Para os que ainda não possuem uma boa biblioteca de imagens com tipologias de nuvens diferentes e outros detalhes, encontrei um recurso extremamente valioso. O web site chamado Skies Collection oferece uma excelente variedade de texturas desse tipo com resoluções incrivelmente altas. A largura de algumas imagens chega a até 20.000 pixels, o que é mais do que suficiente para o seu projeto de animação em resolução 4k que estava na gaveta. Ao visitar a biblioteca de texturas você vai perceber que para fazer o download das imagens na resolução cheia é preciso adquirir as mesmas mediante pagamento.

Mas, para incentivar artistas diferentes a conhecer e usar as imagens da biblioteca, o pessoal da Skies Collection oferece de maneira gratuita o download das texturas em resoluções menores. Todas as imagens do web site estão disponíveis para download com resolução limitada de 3.000 pixels. Isso é pouco se compararmos com as texturas em resolução cheia, mas é mais do que suficiente para diversas situações. Com 3.000 pixels é possível gerar vídeos em Full HD ou imagens para impressão com excelente qualidade. Você sequer precisar realizar algum tipo de cadastro para conseguir copiar as imagens. Basta acessar a página da textura desejada, e logo abaixo do botão de compra você localiza o link para realizar o download gratuito da textura em resolução menor.

Esse é o tipo de recurso que você não pode deixar de conferir, pois a quantidade e variedade dos arquivos disponíveis para download é excelente. Além das texturas planas é possível encontrar domos em 360 graus prontos para uso também! Faça o download logo, pois ninguém sabe até quando o material estará lá para download.