O suporte aos chamados renderizadores externos no Blender já foi bem limitado, e os usuários mais antigos devem lembrar da época em que a única opção para renderizar imagens fora do Blender era com o antigo YafRay, que hoje se chama YafaRay. Essa época já passou e tanto o Blender como o mercado de renderizadores externos evoluiu bastante, estando hoje focados no uso de GPUs para acelerar a geração de imagens além de oferecer opções de uso para os mais variados artistas 3D. Um dos renderizadores externos mais famosos do mercado é sem sombra de dúvida o V-Ray. Já conheci artistas que não largam o 3dsmax apenas para que possam gerar imagens voltadas para arquitetura usando o V-Ray.

Com o tempo a Chaosgroup expandiu a compatibilidade do V-Ray para outros softwares como o SketchUp, Maya e até versões independentes chamadas de V-Ray Standalone. Essa versão standalone do V-Ray foi usada como base para a criação de scripts e ferramentas que exportavam cenas de inúmeros softwares para o formato de arquivo próprio do render, permitindo que até mesmo o Blender conseguisse renderizar imagens usando o V-Ray. Isso só foi possível graças ao trabalho do desenvolvedor russo Andrey Izrantsev que agora foi contratado pela Chaosgroup.

Isso significa que o script responsável por exportar cenas do Blender para o formato nativo do V-Ray agora é suportado oficialmente pelo desenvolvedor do V-Ray! Sim, existe até mesmo uma página sobre o script com informações relacionadas à integração.

O antigo domínio em que podíamos encontrar o script de integração já não funciona mais, e agora apenas fazendo o download diretamente pelo web site da Chaosgroup. Agora é possível conseguir uma poderosa combinação de software para modelagem 3d, e renderização com a dupla Blender e V-Ray. Os artistas que ainda estão presos ao 3dsmax podem optar por adquirir apenas a versão standalone do V-Ray e gerar os modelos poligonais no Blender para renderizar no V-Ray.

Esse é mais um sinal do reconhecimento do Blender como plataforma de criação séria e que atrai desenvolvedores e empresas para o seu já crescente ecossistema de softwares de suporte. A lista de renderizadores externos já está bem longa, e provavelmente veremos mais adições no futuro.