A manipulação de imagens e fotografias em softwares como o Photoshop são muitas vezes simples de realizar e executar para usuários que conhecem bem a ferramenta, e até mesmo para os menos experientes. Mas, existem alguns procedimentos que alteram a composição das imagens de maneira irreversível, prejudicando uma possível reversão das edições no futuro e potencialmente complicando a vida de qualquer artista digital. É por isso que sempre é interessante realizar procedimentos para manter cópias de segurança dos arquivos fonte ou então encontrar maneiras de preservar a base de pixels usada para a edição.

Uma das melhores práticas nesse sentido para o uso cotidiano do Photoshop é a aplicação dos chamados Adjustment Layers ou camadas de ajustes em tradução direta. Você já usou esse recurso do Photoshop? Caso nunca tenha usado, preparei um tutorial em vídeo mostrando como o recurso funciona e as vantagens em investir nesse tipo de ferramenta do Photoshop.

Como você pode perceber pelo tutorial, o recurso das camadas de ajustes preserva muitas características dos pixels originais da imagem, permitindo que você aplique ferramentas e alterações nas imagens, e possa no futuro reverter essas edições para ter acesso aos pixels sem alterações. Isso é uma tremenda ajuda para as pessoas que não costumam fazer cópias de segurança dos arquivos quando retira os mesmos dos cartões das máquinas fotográficas, ou os designers que montam layouts complexos em PSD e depois se arrependem de alguma edição aplicada no início do processo criativo.

Quando usamos esse tipo de camada para fazer ajustes em imagens, você estará realizando o que é chamado por muitos de edição não-destrutiva. Esse é um tipo de edição muito desejada por ambientes corporativos, pois é possível reverter o produto final para as imagens originais a qualquer momento.
Gostou do vídeo? Não esqueça de deixar a sua avaliação no Youtube e também assinar o meu canal para ser avisado sobre novos tutoriais e vídeos publicados lá. Para aprender mais sobre Photoshop, recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conhecer os cursos online de Photoshop disponíveis no site, inclusive um básico que é totalmente gratuito.