Clicky

Unity 5 com melhor suporte para render por GPU

As plataformas de desenvolvimento de jogos estão evoluindo muito nos últimos anos, e em pouco tempo a criação de jogos digitais poderá ser muito mais simples e rápida do que se imagina. A quantidade de frameworks e bibliotecas de recursos que aceleram o desenvolvimento dessa mídia é assustadora, permitindo que pequenos estúdios e artistas independentes possam trabalhar de maneira muito eficiente. Entre as plataformas de desenvolvimento comercial de jogos mais populares encontramos o Unity 3D que até pouco tempo era focada em jogos tridimensionais, e recebeu um módulo para trabalhar com jogos bidimensionais aproveitando as mesmas ferramentas já existentes na plataforma 3D.

Alguns dias atrás foi anunciada uma grande atualização para o Unity com a chegada da versão 5 do software, que trouxe muitas novidades e avanços, principalmente no uso de recursos avançados de hardware como a aceleração por GPU.

A primeira novidade relacionada com o Unity que chama muito a atenção é o novo sistema de shaders baseados em física real. Esses novos shaders permitem trabalhar com materiais e iluminação extremamente realista em todos os sentidos dentro do Unity, e resultam em imagens como a que ilustra esse artigo. E como se isso não fosse suficiente o Unity agora utiliza o motor de render chamado Enlighten, que é a plataforma de renderização usada por alguns dos maiores produtores de jogos triple A do mercado como Blizzard, EA e outros.

Unity 5 Render por GPU

Isso é apenas uma pequena parte das novidades anunciadas para o Unity 5 que envolvem também:

  • Sistema de sons totalmente reformulado
  • Maior integração com o Unity Cloud
  • Possibilidade de pré-visualizar lightmaps diretamente no editor do Unity

A lista é longa e só faz com que o desejo de usar a nova versão do software aumente! Mas, para usar muitos dos recursos apresentados é muito recomendável o uso de uma boa placa de vídeo, pois o consumo de recursos é significativamente maior. Assim que tiver mais novidades sobre o software, publico aqui no blog junto com tutoriais!

Quer começar a utilizar o Unity agora mesmo? No EAD – Allan Brito você encontra um curso online básico gratuito de Unity que apresenta as ferramentas necessárias para que você possa começar a criar jogos em 3d usando o software. O curso é totalmente gratuito e requer apenas a sua inscrição no web site.

2017-04-11T10:24:25+00:00 By |Unity 3D|1 Comentário

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. João Ricardo 08/04/2014 em 8:40 pm

    Uma vez testei o Unity mas não gostei. Isso deve ter uns 5 anos pelo menos. Sempre achei o UDK (Unreal Development Kit) melhor, tanto em termos de recursos e qualidade final de render real time. Hoje em dia não sei como estão ambas as ferramentas. Alguém pode dizer qual é melhor atualmente?

Deixar Um Comentário