O Instituto Blender está divulgando e promovendo já faz algumas semanas o seu novo projeto de nome código Gooseberry, e esse promete ser um dos mais ambiciosos projetos abertos organizados com o Blender. Mas, antes de continuar falando sobre o projeto e descrevendo os benefícios que os usuários do software podem ter caso esse projeto seja um sucesso, já devo adiantar que o projeto gooseberry precisa da sua ajuda! Mas, como é possível ajudar o projeto? Você pode ajudar o projeto com algo fundamental para qualquer empreitada envolvendo produção e animação ou cinema: financiamento. Até o último projeto desenvolvido pelo instituto Blender, que resultou no curta Tears of Steel o modelo de financiamento era muito simples:

  • Você realizava a pré-compra do material em DVD do projeto (geralmente o custo é de aproximadamente 50 dólares)
  • Assim que o projeto fosse finalizado você recebia um box com diversos DVDs e todo o material usado na produção
  • Seu nome aparecia nos créditos como parte das pessoas que financiou o projeto

Se você tem dúvidas sobre isso, pode procurar pelo menu nome nos créditos dos projetos desenvolvidos pelo instituto, pois adquiri o DVD em todos os projetos!

O modelo de financiamento pela pré-venda dos DVDs funcionou muito bem para todos esses projetos, e todos eles conseguiram os recursos financeiros necessários para que as animações fossem concluídas. Todos esses projetos envolviam a produção de animações ou vídeos com no máximo 15 minutos de duração, e o custo aproximado dessas produções girava em torno dos 150.000 Euros. Estou usando o valor que o Ton Roosendaal divulgou em uma entrevista sobre o Big Buck Bunny.

Qual a diferença para o projeto gooseberry? A principal diferença nesse caso é que o objetivo do gooseberry é criar um longa metragem! Nesse caso a coisa muda completamente de figura, escala e complexidade. Nos projetos anteriores o tempo médio de produção era de 6 a 8 meses, e a previsão agora é de 18 meses. Tudo no projeto gooseberry é extremamente complexo e grande em escala, e por isso a campanha de financiamento do projeto precisou mudar para se adaptar ao novo desafio.

O objetivo da campanha de financiamento do projeto gooseberry agora é angariar 500.000 Euros para o início do projeto, e com um novo serviço oferecido pela fundação Blender chamado de Blender Cloud que funciona com base em assinaturas, se espera conseguir algo próximo de 1.9 milhões de Euros em 18 meses. Será que eles precisam de tanto dinheiro assim? Claro que sim! Veja que esse orçamento é praticamente nada quando comparamos aos custos envolvidos em projetos de animação para cinema de grandes estúdios que giram em torno dos centenas de milhares de dólares.

Um dos maiores benefícios para os usuários do Blender que apoiam esses projetos é ter a certeza de que muitas novas ferramentas são desenvolvidas e adicionadas ao longo da produção, especificamente para esses projetos. Várias opções existentes hoje no Blender surgiram graças a esses projetos com o sistema de Tracking, Cycles e muitos outros.

Como ajudar o projeto gooseberry?

Como ajudar? As opções para financiar o projeto e se inscrever na Blender Cloud estão disponíveis nesse endereço, e são várias opções com valores iniciando em 25.60 dólares. É praticamente o preço que pagamos em uma sessão de filme 3D no final de semana, considerando a pipoca e refrigerante. Para as pessoas que usam o Blender diariamente seja para diversão, estudos ou trabalho o momento de ajudar no desenvolvimento do software é agora.

A opção que realmente ajuda é a assinatura do Blender Cloud, que é um serviço de assinatura que custa 12.80 dólares por mês. Visite o link e leia a descrição de cada modalidade de financiamento para ter todos os detalhes.

Essa é a hora de trocar aquele ovo de páscoa tamanho 96 pela ajuda ao projeto gooseberry!