As novas versões do Blender sempre trazem novidades e pequenos ajustes em ferramentas e novos recursos para seus usuários e artistas 3d. Mas, o Blender 2.70 trouxe muito mais do que atualizações em ferramentas, e começou um processo longo e meticuloso de refinamento da sua interface. Sim, algumas mudanças estão sendo realizadas na interface, mas nada que chegue perto das propostas apresentadas no decorrer do ano passado, em que o Andrew Price sugeriu que poderíamos ter algo como uma interface ribbon no Blender. As alterações realizadas na versão 2.70 foram na sua maioria estéticas, e ajudam no uso cotidiano do software, e principalmente devem auxiliar os novos usuários do Blender.

Mas, o que exatamente mudou? Para ajudar você a entender algumas dessas alterações, gravei um tutorial em vídeo explicando o funcionamento dos novos recursos da interface, e também apontando os lugares em que foram feitos os ajustes.

O local com a alteração mais evidente foi a barra de ferramentas, que ganhou uma segmentação por abas e agora possui grupos de opções. Por exemplo, existe uma aba apenas para criação de objetos que será de grande ajuda para novos usuários que não queiram usar o velho e bom SHIFT+A ou o menu Add na parte superior da interface. As ferramentas de física, grease pencil, animação e outros ganharam todos uma aba própria.

Além das abas na barra de ferramentas as caixas de texto que permitem editar parâmetros de propriedades tem agora alinhamentos bem distintos, em que o valor é posicionado na direita e o nome da propriedade na esquerda. Se quisermos ajustar múltiplos valores, é possível fazer uma seleção múltipla de valores e editar todos ao mesmo tempo.

Entre as alterações e novidades relacionadas com transformação de objetos, a mais interessante foi a possibilidade de usar expressões. Agora é possível usar uma expressão matemática para fazer ajustes de translação, rotação e escala.

Esse foi apenas o primeiro vídeo com as novidades do Blender 2.70, e nos próximos dias devo lançar muitos outros sobre o Blender e outros softwares no meu canal no Youtube. Quer ser avisado sempre que um novo tutorial ou vídeo estiver disponível? O que acha de assinar o canal?

Aprendendo a usar o Blender

Ficou interessado em aprender a usar o Blender? No EAD – Allan Brito você encontra uma grande quantidade de cursos online sobre Blender:

Você pode sempre começar pelo curso básico gratuito de Blender para conhecer a metodologia.