A deformação de objetos é um dos pilares da animação de personagens, sendo um dos principais tópicos abordados em qualquer curso sobre rigging de personagens. O método tradicional é adicionar objetos chamados de bones dentro da malha poligonal e ligar esses objetos de maneira a que os polígonos sigam os movimentos dos bones para gerar deformações. Mas, apesar de ser o meio mais tradicional de realizar essas deformações em objetos, é perfeitamente possível usar outras ferramentas para atingir o mesmo resultado.

O Blender 2.70 apresentou mais uma opção para os seus usuários interessados em técnicas para deformar polígonos com o modificador Laplacian Deform. Esse modificador tem como objetivo manter a integridade morfológica de polígonos, mesmo que pequenas partes deles tenham sido alteradas. A ferramenta permite criar deformações simples, usando como base pequenos agrupamentos de vértices.

Para demonstrar o funcionamento do modificador, gravei mais um tutorial em vídeo que demonstra todo o processo necessário para usar e aplicar o modificador em malhas poligonais.

Gostou do vídeo? O que acha de avaliar ou comentar? Ainda não é assinante do meu canal no Youtube? Assine aqui para receber antes que todos as atualizações.

Uma das maneiras mais simples de usar o modificador, é com os Hooks do Blender que fazem com que os vértices associados a eles acabem seguindo as suas transformações. No vídeo realizo apenas movimentos de translação, mas é possível rotacionar os hooks também para gerar outros tipos de efeitos.

Com os vértices devidamente configurados, precisamos apenas criar um grupo de vértices no Blender para informar no painel de ajustes do modificador. Caso todas essas condições estejam corretas, ao mover os hooks a estrutura do polígono será deformada de maneira muito semelhante ao que acontece com os bones. O modificador apresenta alternativas interessantes para os artistas interessados em criar animações 3d rápidas, sem a necessidade de realizar todo o processo de rigging.

Mais informações sobre o modificador podem ser encontradas na documentação oficial do Blender 2.70.

Aprendendo sobre Rigging e animação com Blender

Quer aprender a trabalhar com Rigging e animação 3d no Blender? No EAD – Allan Brito você encontra três cursos próprios para desenvolver suas habilidades nos dois assuntos!

Os dois cursos são totalmente online abordam aspectos relacionados as animações de maneira geral no Blender e também na configuração de personagens animados.