A criação de animações para o formato de vídeo envolve o uso de diversos tipos diferentes de gráficos e a capacidade de integrar diversos tipos diferentes de mídia dentro de um projeto dessa natureza. Nesse tipo de situação o After Effects é a opção mais usada para gerar animações e efeitos dentro de ambientes voltados para vídeo. Sempre que tenho a oportunidade de lecionar sobre o After Effects acabo passando um pouco sobre áreas um pouco mais avançadas do software, como é o caso do uso de expressões para gerar animações. Você sabia que é perfeitamente possível usar expressões no After Effects? Sim, pequenos scripts que ajudam a criar determinados tipos de animação.

As expressões são excelentes para criar animações automáticas e aproveitar características e propriedades entre camadas diferentes no After. Caso você nunca tenha usado expressões no software, recomendo a leitura de um pequeno guia que sempre passo para meus alunos em sala de aula, explicando em detalhes o funcionamento das expressões e passando vários exemplos.

A princípio o uso de expressões pode parecer um pouco assustador para pessoas que não tem o hábito de lidar com scripts. Isso é muito perceptivo quando abordo assuntos como o uso de Python com Blender, ou então ActionScript dentro do Flash. Mas, posso garantir que qualquer esforço dedicado a entender o funcionamento desse tipo de opção dentro do After Effects será de grande ajuda para incrementar os seus projetos.

No guia que recomendei é possível encontrar ilustrações e exemplos do uso de trigonometria e matemática aplicada as animações geradas no After Effects. Isso pode até assustar algumas pessoas, mas garanto que não é nada avançado, apenas a aplicação do que aprendemos no ensino médio.

Se você usa o After Effects ou gostaria de aprender como usar a ferramenta, é muito importante conferir o guia e também visitar o EAD – Allan Brito para se inscrever nos cursos sobre After Effects. Já existe um curso gratuito em andamento, e na próxima semana já devo lançar o próximo com assuntos um pouco mais avançados. Quem está só dedicando esforços em softwares 3d, recomendo expandir um pouco o seu leque de ferramentas, principalmente com opções voltadas para motion graphics.