A interface do Blender é muitas vezes motivo de discórdia entre os seus usuários mais apaixonados e pessoas que acabam migrando de outros softwares 3d, e fazem sugestões para adicionar ferramentas ou opções existentes em softwares como Maya, 3dsmax, Cinema 4D e outros. Essas sugestões algumas vezes fazem sentido, mas em casos particulares é apenas uma maneira de tentar reduzir a carga de adaptação a que esses artistas precisam se submeter quando estão começando a usar o Blender.

Entre esses recursos que sempre foram solicitados por artistas 3d oriundos de outros softwares estão os chamados menus radiais (pie menus), que são bem familiares para usuários do Autodesk Maya.

O que são esses menus? No Maya eles tem essa aparência:

Maya-pie-menu.jpg

Já faz algum tempo que a interface do Blender recebeu algumas críticas do Blender Guru (Andrew Price), e com base na polêmica gerada na época foi criada uma pequena comissão de usuários e artistas que ficaria responsável por manter e melhorar a interface do Blender. Algumas dessas melhorias como abas e outras pequenas alterações cosméticas já estão sendo implementadas nessas últimas atualizações do software, e agora um Add-on foi adicionado ao Blender 2.72 que permite simular o comportamento dos menus radiais!

Blender 2.72: Usando os menus radiais

Como eles funcionam? Você tem o Blender 2.72 instalado, mas não faz idéia de como usar essa opção? Foi pensando em você que gravei o tutorial de número 142 para o meu canal no Youtube, mostrando exatamente o funcionamento dos menus radiais.

O menu acaba substituindo algumas teclas de atalho bem comuns do Blender, por opções mais visuais de edição. É possível acionar tudo por meio de teclas de atalho, mas os usuários mais acostumados com teclas de atalho como o TAB ou Z devem se atrapalhar um pouco. Eu particularmente não gostei muito do funcionamento desse menu, e provavelmente não devo usar ele no meu cotidiano.

É mais uma alternativa para usuários que já usam esses menus em outros softwares 3d, para conseguirem se adaptar. O que você achou? Já testou os menus radiais? Compartilhe a sua opinião nos comentários. Esse Add-on ficará desligado no meu Blender.