Os softwares da Adobe já estão sendo distribuídos usando um modelo de assinatura já faz um bom tempo, e como vantagem para os assinantes do serviço Creative Cloud a empresa oferece atualizações periódicas dos softwares que fazem parte do pacote de ferramentas. Entre os softwares que fazem parte do pacote Creative Cloud encontramos o mundialmente famoso Photoshop, que em diversas línguas se transformou inclusive em verbo. Quem já não disse que iria photoshopar uma imagem? Entre as últimas atualizações ofeceridas pela Adobe no Creative Cloud, o Photoshop CC 2014 recebeu inúmeros novos recursos, entre eles um novo filtro que facilita a criação de chamas.

Os filtros do Photoshop são muito úteis quando precisamos aplicar efeitos em imagens e gerar deformações nas mesmas. Os filtros sozinhos fazem pouca coisa, mas quando conseguimos organizar uma seqüência planejada de modificações, é possível conseguir resultados muito bons. Com o novo filtro especializado na criação de chamas, é possível simular a criação de fogo! Você que tem tendências piromaníacas irá se divertir muito com essa nova ferramenta, e o melhor de tudo é que o risco de incendiar o seu computador é relativamente baixo. O risco existe pelo superaquecimento do processador, dependendo do nível de qualidade configurado no filtro.

Usando o filtro para chamas no Photoshop CC 2014

Para demonstrar o uso do novo recurso no Photoshop CC 2014, resolvi gravar um pequeno tutorial em vídeo demonstrando como é possível criar chamas usando o novo filtro!

Gostou do vídeo? O que acha de avaliar ou comentar? Ainda não é assinante do meu canal no Youtube? Assine aqui para receber antes que todos as atualizações.

O segredo para fazer o filtro funcionar é criar um caminho (path) que será usado pelo filtro como forma principal da chama. Depois disso basta configurar o estilo de chama desejado dentro do painel de configuração. A quantidade de opções e variações para a chama é bem razoável e permite trabalhar com muitas tipologias diferentes de chamadas dentro do Photoshop CC 2014.

O filtro não é perfeito, e em algumas situações fica muito evidente o aspecto artificial do fogo, mas com um pouco de cuidado nos ajustes e também paciência é possível conseguir resultados muito bons. Agora com licença que vou colocar fogo em umas imagens que não gosto muito aqui na minha biblioteca.

Cursos sobre Photoshop

Quer a aprender a usar o Photoshop? Visite o EAD – Allan Brito para conhecer os cursos sobre Photoshop, inclusive um curso online totalmente gratuito.