A criação de curvas em softwares especializados em ilustração é algo extremamente importante dentro de qualquer fluxo de trabalho, pois as curvas são a base das formas geradas por esses aplicativos. É o caso do Illustrator e também outros como o nacionalmente conhecido Corel Draw. Mas, as curvas são importantes ao ponto de estarem presentes em praticamente qualquer software gráfico, mesmo que ele não seja especializado em ilustração. Por exemplo, encontramos as curvas no After Effects e em softwares 3d como o Blender. Na maioria desses softwares as curvas são criadas com base em um processo trabalhoso e que exige um pouco de prática.

Sempre que tenho a oportunidade de lecionar sobre ilustração, recomendo para meus alunos o uso da ferramenta “caneta” (Pen tool), fazendo como base uma ilustração com bordas retas e depois oriento os mesmos a arredondar os cantos da ilustração.

Você já passou por isso no Illustrator? Quer conhecer um novo meio de gerar curvas no software? A Adobe adicionou no Illustrator CC 2014 uma opção chamada de curvatura que gera curvas de maneira muito mais simples e rápida do que com a caneta. Quer aprender a usar essa ferramenta? Gravei um tutorial usando o Illustrator CC 2014 demonstrando o funcionamento da curvatura e as opções relacionadas com a ferramenta.

A maneira com que a curvatura gera as curvas no Illustrator CC 2014 é certamente bem diferente do que estamos habituados no uso da caneta, ou qualquer outra opção para gerar curvas. É uma opção revolucionária? Certamente não, e a sua aplicação fica restrita mais ao uso de usuários que detestem o método tradicional, ou então pessoas que estão aprendendo a usar o Illustrator CC 2014 agora.

Os artistas que já trabalham com o ilustração, provavelmente não devem migrar o seu método de trabalho aprimorado ao longo dos anos. Mas, é interessante conhecer e perceber que ainda podemos melhorar muito o método de criação das curvas.

E você? Acha que a ferramenta curvatura é revolucionária? É o seu momento de migrar para esse novo método de trabalho? Compartilhe a sua opinião nos comentários, e não esqueça de assinar o meu canal no Youtube para receber as atualizações sobre novos tutoriais.