A visualização de projetos em arquitetura é uma das áreas que mais demanda conteúdo produzido em softwares como o Blender, e nos últimos mess o advento do Cycles trouxe um fôlego incrível para os artistas que dependeidam de softwares auxiliares para conseguir resultados satisfatóios no software. Ainda sou do tempo em que era preciso recorrer ao antigo YafRay para aproveitar algoritmos de renderização global no Blender como o Photon Mapping. Com o Blender Cycles já disponível por padrão em todas as versões recentes do Blender, os usuários e artistas tem a sua disposição todo o poder do Path Tracing sem necessitar de absolutamente nada extra.

Os projetos desenvolvidos totamente com o Blender e renderizados com o Cycles, mostram como é possível conseguir resultados fantásticos usando somente os recursos disponíveis dentro do próprio Blender. O exemplo que apresento nesse artigo foi produzido por um artista chamado Sebastian Zapata e divulgado nos fóruns Blenderartists.org, sob o título de “Modern House”. Todo o processo foi modelado e renderizado usando apenas o Blender, e caso você queira conferir mais imagens e um pouco da descrição sobre a metodologia de criação usada no projeto, recomendo muito visitar o link para a publicação no fórum.

blender-cycles-modern-house

Uma coisa que ajuda muito na composição da imagem como um todo é a existência de um ambiente com vegetação e outros elementos nos arredores, que ajudam na atribuição de contexto para a imagem. O artista usou nesse caso imagens e texturas em PNG para representar a vegetação.

No Blender Cycles é preciso conhecer e se acostumar com o funcionamento do Path Tracing, que faz uso eficiente de grandes planos de luz para acelerar o cálculo da iluminação em ambientes. É por isso que conseguimos resultados realistas em ambientes externos de maneira muito mais rápido do que em espaços fechados.

Aprendendo a usar o Blender Cycles

Quer começar a trabalhar com o Blender Cycles? No EAD – Allan Brito você encontra diversos curso sobre o Cycles como:

Os cursos são totalmente online e descrevem em detalhes o funcionamento do Cycles. Ao realizar a inscrição nos dois cursos ao mesmo tempo, você consegue um desconto no valor dos dois! Quer ainda mais desconto? Até o final do mês de Outubro/2014 você pode usar o código de desconto RETORNO20 para conseguir 20% de desconto na inscrição de qualquer curso no EAD – Allan Brito!