O que faz um projeto voltado para arquitetura adquirir um aspecto realista? É a iluminação da cena ou os materiais? Na verdade precisa ser um conjunto de todos os fatores, e algumas cenas perdem completamente o sentido quando removemos as texturas e materiais, mantendo apenas os ajustes para a iluminação. Por esse motivo, sempre recomendo trabalhar iluminação e materiais como uma coisa única, e que deve convergir para um resultado satisfatório. Mas, conseguir bons resultados com materiais e texturas exige uma boa leva de esforço e conhecimento sobre a cena, e o material desejado para que se consiga o ajuste certo para aquela cena.

Blender Cycles para arquitetura

Se você ainda não domina o uso de configuração de shaders e materiais no Blender Cycles para arquitetura, e gostaria de começar a gerar cenas para arquitetura, recomendo fazer o download de um pequeno conjunto de shaders prontos para arquitetura e compatível com o Blender Cycles no BlendSwap. Com os shaders disponíveis você consegue simular basicamente dois tipos de superfícies:

  • Vidro para arquitetura: O shader para arquitetura está configurado para simular de maneira correta a transparência e absorção da luz em projetos renderizados no Cycles.
  • Superfícies com reflexão glossy: Aqui tenso ajustes prontos para configurar superfícies como pisos de madeira, plásticos e metais que são muito usados em projetos voltados para arquitetura de interiores.

Para conseguir usar esses shaders em seus projetos no Blender Cycles para arquitetura, basta fazer um simples Append ou Link para dentro da sua cena e você terá os ajustes do Shader na lista de materiais do Blender.

Blender Cycles para arquitetura

O BlendSwap é um excelente recurso para artistas procurando desenvolver suas habilidades por meio da comparação das suas configurações e ajustes, com outros projetos publicados por pessoas de todo o mundo. O acesso ao BlendSwap é totalmente gratuito, mas existe um limite de download para as contas que pode ser ampliado por meio de pagamento. Mas, o arquivo dos shaders por ser pequeno, não vai atingir nem de perto o limite de download.

Usando o Blender Cycles para arquitetura

Quer desenvolver ainda mais as suas habilidades com o Blender Cycles para arquitetura? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conhecer os seguintes cursos:

Com esses três cursos você consegue começar a trabalhar nos seus projetos para arquitetura de maneira mais eficiente! E acompanhe o blog para novidades sobre o uso do Blender Cycles para arquitetura muito em breve!