A organização de projetos dentro de softwares 3d pode assumir proporções impressionantes dependendo da complexidade e quantidade de objetos existentes na cena. Mas, é sempre interessante organizar os seus arquivos e objetos que fazem parte de cenas 3d em pastas e principalmente grupos e camadas, para facilitar ao máximo o filtro e visualização individual desses objetos. Sempre que posso, recomendo para os meus alunos o uso de camadas ou outros recursos softwares usados em projetos, para garantir que todos os objetos de uma cena estão devidamente organizados. Você sabe usar o sistema de camadas do Blender?

Nas últimas versões do software foi adicionado um Add-on de extrema utilidade para o gerenciamento de cenas e camadas no software. Esse Add-on é o Layer Manager que adiciona um painel semelhante ao que encontramos em softwares como o Photoshop, Illustrator, 3dsmax e outros. Para demonstrar o funcionamento do Layer Manager resolvi gravar um pequeno tutorial em vídeo apresentando os recursos do Add-on e explicando como usar ele em projetos dentro do Blender.

Com o Layer Manager é possível fazer algo que não existe em termos de gerenciamento de camadas no Blender, que é a atribuição de nomes aos Layers! Só isso já representa um avanço em termos de organização de cenas, pois assim não é mais necessário ficar “chutando” em qual camada cada objeto está, realizando aquela edição em que ligamos e desligamos as camadas.

Mas, se você está enquadrado no grupo de pessoas que gostam de viver perigosamente e que cito no vídeo, o Layer manager não é para você! A ferramenta só será útil para artistas 3d que precisam organizar e otimizar as suas cenas dentro do Blender. Os Add-ons são uma ferramenta fantástica para qualquer usuário do Blender, e você deve conhecer os principais recursos que acompanham o software. Ainda essa semana publiquei um tutorial apresentando de maneira geral o funcionamento dos Add-ons:

Quer desenvolver inda mais as suas habilidades com o Blender? Inclusive usando Add-ons? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir o curso sobre técnicas de modelagem com Bender, que faz uso extensivo de Add-ons e diversos outros cursos de Blender que usam esporadicamente Add-ons para conseguir realizar as mais variadas tarefas.