O processo conhecido como rigging é um vasto campo de estudo dentro da computação gráfica 3d, e não é por acaso que diversos artistas acabam se especializando apenas no uso de configuração de estruturas de controle para animação de personagens. Um dos segredos que aprendi com o rigging é que dificilmente você vai conseguir criar uma estrutura de controle universal. O ideal é sempre otimizar o rigging para o seu projeto, cena ou necessidade, para direcionar os esforços de configuração e controle apenas para o que é importante. Por exemplo, seu personagem precisa lutar artes marciais? Um rigging especial para esse propósito ajudará muito na animação.

Rigging no After Effects

Apesar de ser muito comum em ambientes de animação 3d, o rigging também é muito usado em projetos de animação 2d. Um dos softwares mais usados para animação 2d é bem amigável ao rigging, e estou me referindo ao After Effects.

Nessas últimas semanas foi divulgado um vídeo muito interessante por parte da Adobe, mostrando como o After Effects foi usado para fazer o rigging da animação do Angry Birds. O vídeo está todo em inglês, mas vale o esforço para entender todo o processo de configuração dos personagens. É interessante ver tantos controles comuns de serem conferidos apenas em softwares 3d, aparecendo em ferramentas como o After Effects.

O vídeo é muito interessante, mas não ache que é fácil criar um rigging como o demonstrado no vídeo. O próprio apresentador deixa claro que a configuração final foi resultado de muitos meses de trabalho e ajustes, para conseguir chegar no conjunto desejado de controles que ajudam a criar as animações do Angry Birds.

Aprendendo After Effects

Quer aprender a usar o After Effects? O EAD – Allan Brito disponibiliza um curso básico gratuito online sobre After Effects e muito em breve um curso sobre animação para vídeo usando After Effects, portanto fique ligado nas notícias aqui do blog, que irei anunciar a disponibilidade desse curso para muito breve. Por enquanto, fique com essa incrível demonstração de conhecimento técnico sobre After Effects.

E para o caso de você querer aprender sobre rigging, sempre está a disposição o Curso sobre Rigging de personagens com Blender que descreve a configuração e rigging no Blender.