A modelagem 3d exige o conhecimento de várias ferramentas diferentes para ajudar os artistas responsáveis pela criação a gerar as formas e elementos dos modelos 3d cada vez mais rápido. Uma das tarefas mais comuns que encontramos em ambientes de modelagem é o uso de referências baseadas em imagens, que ajudam na modelagem 3d pelo simples fato de permitir a criação com base na marcação das formas existentes na imagem. Por isso, quanto mais simples for o processo de marcação dessas formas, mais fácil será o trabalho do artista 3d. No Blender a maneira mais fácil de marcar essa forma era com o uso de curvas, mas recentemente uma nova opção deixou o processo simples e rápido também na modelagem com polígonos.

Estou me referindo a ferramenta chamada extend vertices que foi adicionada ao Blender na versão 2.71, e pode ser usada de maneira muito simples com a tecla ALT+D. Mas, o que exatamente essa ferramenta faz? Com o extend vertices podemos quebrar um vértice no meio de uma aresta em duas partes! Seria o mesmo processo que já podemos fazer com três operações:

  • Primeiro precisamos fazer um extrude
  • Depois usamos a tecla ESC para cancelar o posicionamento do novo vértice
  • Por último seria necessário usar a tecla G para mover o vértice

Com o uso do extend vertices é possível fazer todas essas três operações apenas com a tecla ALT+D. Quer ver um exemplo na prática? Para demonstrar o funcionamento da ferramenta, resolvi fazer um pequeno tutorial em vídeo:

Gostou do vídeo? O que acha de avaliar ou comentar? Ainda não é assinante do meu canal no Youtube? Assine aqui para receber antes que todos as atualizações.

Você pode perceber pelo tutorial com o uso da nova opção de modelagem ajuda muito na marcação de formas gerais em objetos, para fazer modelagem 3d com base em imagens. Com a forma totalmente marcada no modelo 3d, basta usar a tecla F para gerar uma face fazendo a união de todos os elementos gerados.

Aprendendo modelagem 3d no Blender

As ferramentas de modelagem 3d podem ser conferidas com o máximo de detalhes nos cursos do EAD – Allan Brito! Existem três cursos sobre modelagem 3d que podem ajudar você a entender e usar a ferramenta para gerar modelos tridimensionais: