A oferta de renderizadores que funcionam em conjunto com o Blender já foi bem limitada, se resumindo praticamente ao YafRay quando comecei a usar o software já faz quase 10 anos! Hoje a quantidade de renderizadores compatíveis é impressionante, e temos até mesmo um renderizador de alta qualidade já embutido no próprio Blender. Mas, você sabia que além do Blender Cycles é possível usar outra opção para estilizar as imagens geradas dentro do Blender? Já falei algumas vezes sobre o Freestyle, mas nunca demonstrei os passos para habilitar e usar esse renderizador.

O melhor de tudo é que não é necessário fazer o download de absolutamente nada! O Freestyle já está instalado com o seu Blender. Para demonstrar exatamente o funcionamento do renderizador, gravei um pequeno tutorial com o procedimento necessário para usar o Freestyle:

Gostou do vídeo? O que acha de avaliar ou comentar? Ainda não é assinante do meu canal no Youtube? Assine aqui para receber antes que todos as atualizações.

Uma das vantagens do Freestyle é permitir que as imagens renderizadas no Blender tenham um aspecto estilizado, sem a necessidade de praticamente nenhum tipo de pós-produção em softwares com o Photoshop ou GIMP. É possível adicionar estilos em linhas e contornos para gerar efeitos e realçar as formas das imagens.

No vídeo de exemplo, mostro como é possível adicionar e modificar as opções do Freestyle para gerar contornos em objetos que são renderizados no Blender. Com isso podemos criar o efeito de célula de animação, muito comum em produções de animação 2d que utilizam softwares 3d como base. Mas, é preciso tomar cuidado com a quantidade de efeitos adicionados aos projeto, pois dependendo da complexidade da linha, é necessário fazer o processamento do efeito para cada quadro da animação!

Aprendendo sobre renderização com o Blender

O uso de ferramentas e técnicas de renderização pode ser desafiante para quem não tem experiência com softwares 3d ou fotografia. Por isso, recomendo consultar algum dos cursos do EAD – Allan Brito que abordam exatamente esse tema! Vários desses cursos usam o Blender Cycles para conseguir qualidade máxima no render: