A criação de fachadas para edificações pode ser ao mesmo tempo um processo rápido ou tedioso, dependendo do tipo e forma exigida pelo projeto. Na grande maioria das vezes uma fachada é nada mais que um padrão repetido várias vezes, pois por fins econômicos e também estéticos os edifícios usam a mesma forma repetida várias vezes para a fachada. Já pensou ter que detalhar janelas com tamanhos diferentes para uma edificação com 15 andares? É pelo fato da fachada ser uma repetição de padrões, que geralmente a modelagem 3d desse elemento é relativamente rápida. Basta criar o bloco fundamental que será repetido posteriormente, e sair copiando a forma várias vezes.

E se usarmos alguma técnica para gerar instâncias desses modelos 3d, o processo ficará ainda mais prático e rápido em termos de gerenciamento do projeto, pois qualquer mudança pode ser replicada de maneira rápida para todas as cópias.

Um dos plugins mais úteis para usuários do 3dsmax para realizar cópias de partes dos modelos 3d que são identificadas por padrões é o VRayPattern. E como você deve estar imaginando, o plugin é focado no uso de apenas um renderizador! Com o VRayPattern é possível gerar cópias de pequenos blocos de objetos e gerar composições extremamente complexas.

Para conferir o uso do VRayPattern em ação, recomendo ler esse artigo/tutorial escrito por Jamie Cardoso, em que ele detalha como foi o processo necessário para configurar uma fachada desenhada no AutoCAD e passar essa estrutura de maneira rápida para o 3dsmax usando o VRayPattern.

padroes 3dsmax vray fachadas

O uso do plugin nessa situações foi extremamente benéfico, pois a fachada da edificação é muito complicada de se trabalhar. Repare na imagem que ilustra esse artigo, que a forma da fachada é vazada e com vários pedaços irregulares.

Aprendendo modelagem 3d para arquitetura

Apesar de não possuir nenhum curso sobre o VRayPattern, é possível conhecer a modelagem 3d para arquitetura usando o Blender ou SketchUp no EAD – Allan Brito com aulas online em vídeo! Você estuda quando quiser e no horário que escolher!