O desenvolvimento de cenários urbanos para jogos e outras aplicações é o que aproxima mais o trabalho de um arquiteto e urbanista de um designer ou artista voltado especificamente para a produção de jogos. Quando o projeto em particular exige que sejam elaborados ambientes urbanos fictícios a liberdade para criação é total, mas nos casos em que é necessário reproduzir cidades reais a coisa muda de figura. Por exemplo, se o seu jogo se passa em Nova Iorque ou então São Paulo, você obrigatoriamente precisará conhecer a estrutura urbana dessas cidades.

Com um pouco mais de orçamento, você pode realizar o mesmo procedimento que as equipes da Ubisoft ou Rockstar fizeram para mapear cidades italianas ou americanas em Assassins Creed ou GTA, que foi visitar as cidades e tirar fotos para conseguir reproduzir os ambientes urbanos.

mapas-gratuitos-dxf.jpg

Se o seu orçamento estiver muito um pouco apertado, o ideal pode ser conseguir os mapas urbanos já vetorizados dessas áreas. Essa é a proposta do bdon.org que extraiu o conteúdo do Open Street Map e organizou tudo como arquivos DXF. Esses arquivos são compatíveis com a grande maioria das aplicações de CAD como AutoCAD e também softwares de modelagem 3d como o 3dsmax, Blender e SketchUp.

A grande maioria dos mapas urbanos é oriunda de cidades nos EUA, mas é possível encontrar várias cidades brasileiras como São Paulo, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre. O recurso é muito valioso para qualquer pessoa interessada em reproduzir o cenário urbano dessas cidades em aplicações 3D, seja para jogos ou mesmo simples visualização arquitetônica.

No caso de jogos você pode aproveitar os mapas vitoriados para recriar os modelos 3d das edificações, ou então adicionar elementos novos para recriar épocas diferentes seja no passado ou futuro de cada cidade.

Já mencionei que a biblioteca é totalmente gratuita? Existem no total 241 mapas disponíveis para download.

Modelagem urbana e desenvolvimento de jogos

Quer aplicar esses mapas na construção de cenários para jogos virtuais? No EAD – Allan Brito você encontra cursos que podem ajudar você nessa tarefa. Os dois primeiros cursos ajudam na modelagem para arquitetura:

Por último temos o curso que ensina a criar jogos virtuais tridimensionais usando o Blender como Engine gráfica!