Um dos recursos mais interessantes do Blender para equipes trabalhando em animação é o Grease Pencil, que permite aos artistas envolvidos fazer anotações e observações dentro do próprio arquivo do projeto. Na época em que o recurso foi adicionado ao Blender, o Grease Pencil era nada mais do que uma opção para fazer observações em projetos, mas hoje ele evoluiu bastante e já pode ser usado para as mais variadas tarefas como modelagem 3d com ferramentas de retopologia, e mesmo para alguns tipos de animação por interpolação.

No futuro Blender 2.73 o Grease Pencil vai receber novos recursos que prometem deixar o Blender ainda mais amigável a produção de animação 2D. Para demonstrar o potencial da ferramenta para gerar animações, o artista Daniel M. Lara que é conhecido como pepeland gerou uma pequena animação bem simples, aproveitando os recursos oferecidos pelo Grease Pencil que está para ser lançado.

“ForYou” two diferent versions and Blender 3D scene overview by Daniel M. Lara (pepeland) from psl on Vimeo.

No material podemos perceber como é fácil trabalhar com recursos avançados de animação 2D múltiplas câmeras e planos de ação. Mas, o que impressiona mesmo é a qualidade e flexibilidade das animações geradas com o Grease Pencil. Já seria possível criar esse tipo de animação usando complexos sistemas de hierarquia em objetos 2D, mas a adição do Grease Pencil deixa tudo ainda mais fácil dentro do contexto das animações geradas com o Blender.

É muito bom encontrar opções para animação 2D gratuitas, pois a maioria dos artistas e pequenos estúdios ainda sofre com a falta de um concorrente para o Flash que permita gerar animações em duas dimensões. O Blender é a solução! Agora é só esperar um pouco pelo lançamento do Blender 2.73 com esse novo recurso do Grease Pencil.

Aprendendo sobre animação

O uso do Grease Pencil para animação não exclui a necessidade de conhecer as ferramentas tradicionais de animação do Blender, e por esse motivo recomendo que você estude as ferramentas de animação do software. Para isso existem vários cursos no EAD – Allan Brito que ajudam você a desenvolver habilidades em animação:

Quer se dedicar especificamente as animações em 2D? Existe também o curso sobre Flash: