Uma das minhas constantes recomendações aqui no blog, e também nas minhas aulas presenciais ou EAD é que você deve montar a sua própria biblioteca de texturas, para uso em projetos variados. É por esse motivo que sempre estou recomendando o download de bibliotecas ou conjuntos de texturas gratuitas que podem ser úteis para os mais variados propósitos. Seja por meio de artigos ou então na minha newsletter. Mas, existem algumas bibliotecas incríveis de texturas como as das grandes produtoras de animação, que devem apresentar inúmeras opções com alta qualidade na resolução e variedade. Já pensou em ter acesso aos arquivos de texturas usados pela ILM ou Pixar?

Pois no caso da Pixar isso não fica mais apenas no desejo, pois eles disponibilizaram uma coleção incrível de texturas clássicas usadas nas suas produções nos fóruns da comunidade do RenderMan. Para ter acesso ao arquivo basta visitar esse endereço, e ter um pouco de paciência para fazer o download de um arquivo com 850 MB! No total a coleção agrega 128 diferentes texturas que podem ser usadas em qualquer projeto, inclusive com fins comerciais pois a sua licença de uso é a Creative Commons 4.0 de atribuição.

texturas gratuitas

Entre os tipos de texturas que encontramos estão:

  • Texturas de tijolos
  • Texturas de tecido
  • Texturas de metal
  • Peles de animais
  • Texturas de pedra
  • Texturas de madeira

Esses são apenas alguns dos tipos de texturas existentes na coleção. A resolução dos arquivos está em 1024 por 1024 pixels, o que não é considerado uma textura em alta resolução, mas com um pouco de edição e tiling podemos gerar imagens bem maiores. Além dos mapas do tipo diffuse estão disponíveis também mapas normais e de Bump.

Já falei que é gratuito?

Aprendendo a usar texturas em 3D

Agora que você já tem as texturas dessa biblioteca só falta aprender a usar o material em softwares 3d. No EAD – Allan Brito você encontra cursos específicos sobre a aplicação de materiais e texturas nos mais variados softwares: