Uma das áreas que mais gera demanda por treinamentos ou cursos é o desenvolvimento de jogos digitais, e não é por acaso! É muito fácil produzir os seus próprios jogos digitais hoje em dia, e também conseguir trabalho em produtoras de jogos dos mais variados tamanhos tanto no Brasil como fora daqui. Como parte dos inúmeros pedidos relacionados com treinamentos e cursos voltados para essa área, é com muita satisfação que estou lançando no EAD – Allan Brito o curso e oficina de game design. Esse é um curso voltado para o projeto do jogo que antecede a produção relacionada com a produção e desenvolvimento.

Você já pensou em ser um game designer? Ainda são poucos os cursos ou treinamentos específicos para essa área, sendo essa uma das motivações que me levaram a criar o jogo. Sem mencionar é claro o fato de que estou trabalhando na produção de cursos voltados especificamente para a criação de jogos, usando o Unity e Blender. Com as informações e conhecimento de um game designer aliadas com plataformas de desenvolvimento e criação, você tem um poderoso conjunto de ferramentas para criar jogos digitais.

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O principal objetivo do curso é ensinar você a pensar como um game designer, e principalmente gerar o fundamental Game Design Document que é a base para a criação de qualquer jogo! Em termos comparativos o GDD tem o mesmo peso que os desenhos técnicos teriam para a construção de edificações, veículos ou qualquer coisa que demande planejamento. E jogos demandam muito planejamento!

Essa é a lista de aulas do curso:

Aula 01 – Game Designer

  • O que é Game Design? (04:50)
  • Atribuições de um game designer (03:52)
  • Tipos de designer atuando em jogos (04:06)
  • Quais os requisitos para ser game designer? (06:37)

Aula 02 – Criando o conceito do jogo

  • Definindo o conceito para novos jogos (05:50)
  • Metodologia para definir conceitos (03:46)
  • Idéias originais? (04:03)
  • Método para realizar brainstorm de game design (04:26)

Aula 03 – Documentando o game design

  • Documentando o game design (07:36)
  • Pitch document (04:48)
  • Game Proposal (03:57)
  • Game Design Document (03:49)

Aula 04 – Pitch document para lançar a idéia do jogo

  • Organizando o Pitch Document (04:29)
  • Configurando o documento no PowerPoint (07:20)
  • Adicionando os gráficos e personagens (04:45)
  • Adicionando informações do jogo (13:43)

Aula 05 – Proposta do jogo

  • Proposta do jogo (05:51)
  • Protótipo do jogo (06:53)
  • Requisitos para a proposta do jogo (04:36)
  • Modelo de proposta do jogo (10:29)

Aula 06 – game design document (GDD)

  • Anatomia de um game design document (05:03)
  • Informações necessárias para um GDD (04:21)
  • Termos e ferramentas citadas no GDD (08:22)
  • Usando um modelo pronto de game design document (06:23)

Aula 07 – Oficina prática: Criação de um game design document

  • Criando a estrutura inicial do GDD (08:12)
  • Detalhando o sistema de recompensas (06:11)
  • Criando o level design dentro do GDD (09:12)
  • Detalhes e mecânica geral do jogo (12:21)
  • Finalizando o game design document (09:45)

Crie seus protótipos usando o Blender ou Unity

Como game designer você vai descobrir que eventualmente será necessário criar protótipos dos seus jogos! Para esse propósito você pode muito bem aproveitar o potencial do Blender ou Unity com esses cursos complementares do game design: