A renderização de interiores em áreas como a arquitetura ou visualização pode demandar uma boa quantidade de poder computacional, ou habilidade do artista envolvido, para conseguir resolver de maneira eficiente a iluminação da cena. No caso de renderizadores com o Blender Cycles a situação fica um pouco mais simples, pois ele usa algoritmos (Path Tracing) baseados em física real, e precisamos de pouco esforço para conseguir bons resultados, em computadores potentes. Mas, apesar de já estar muito bem em termos de performance, o Cycles está para receber uma enorme melhoria no que diz respeito ao render de interiores.

A versão 2.75 do Blender deve receber suporte ao uso de Area Lamps que funcionem como portais de luz! Mas, o que são portais de luz? Esse tipo de recurso é muito usado em renderizadores, e uma boa parcela deles tem suporte ao uso de portais. É possível encontrar portais no Corona, LuxRender, V-Ray e diversos outros softwares especializados.

portais-luz.jpg

Com os portais é possível determinar uma área em ambientes fechados que são especialmente marcadas como aberturas, e que fazem o renderizador interpretar o objeto como uma área de saída de energia luminosa. O resultado é que será dedicada uma quantidade menor de poder computacional para aquela região. O resultado disso é a necessidade de menos samples para conseguir imagens sem granulação. Mesmo com uma quantidade menor de samples, o uso desse recurso pode eventualmente demandar um pouco mais de tempo de processamento, pois será necessário considerar o portal em todos os cálculos.

Assim que o uso dos portais de luz estiver disponível no Blender 2.75, começaremos a fazer os testes e avaliar se o tempo ganho no render realmente compensa.

Aprendendo a renderizar com o Cycles

Quer começar a renderizar seus projetos usando o Blender Cycles agora mesmo? No EAD – Allan Brito você já encontra uma boa quantidade de cursos que fazem uso do Cycles para gerar imagens realistas, seja em arquitetura ou para visualização de produtos: