A modelagem de algums elementos que fazem parte de projetos para arquitetura pode demandar algumas ferramentas extras dos artistas 3d, como é o caso de vegetação e grama. Em alguns casos os softwares podem ter dificuldades em representar de maneira “pura” materiais como grama. Esse é o caso do SketchUp que devido a sua natureza mais direcionada para a representação de elementos geométricos acaba oferecendo poucos recursos para criar superfícies cobertas de grama. Mas, um plugin que ainda está em desenvolvimento e não tem previsão de lançamento está para oferecer uma grande facilidade nesse sentido.

Com a ferramenta chamada de Skatter será possível criar objetos pequenos como grama e distribuir esses elementos sobre superfícies. O vídeo a seguir mostra o funcionamento da ferramenta e a criação de grama no SketchUp.

O resultado do render dessas cenas geradas com o Skatter podem ser conferidas na imagem a seguir:

Skatter-SketchUp

A ferramenta se mostra muito promissora e com excelentes resultados para criação de superfícies que tenham elementos distribuídos, como é o caso da grama. Até o presente momento era necessário trabalhar com pequenos truques ou artifícios para gerar grama no SketchUp de maneira eficiente como o Skatter. Um dos pontos positivos do plugin é que os desenvolvedores prometem compatibilidade total da ferramenta com renderizadores como o V-Ray, Podium e outros. Mas, como eu mencionei no início do artigo, ainda é cedo para se animar!

Essa ferramenta ainda está sendo desenvolvida e muito provavelmente não será gratuita no momento em que for lançada para o público, e portanto você deve se preparar para investir alguns dólares caso queira ter essa facilidade.

Aprendendo modelagem com SketchUp para arquitetura

O interesse pelo Skatter pode esperar um pouco, mas a sua necessidade de criar modelos 3d para arquitetura com o SketchUp não! É por isso que já tenho disponível diversos cursos online sobre o SketchUp, que ajudam você a criar maquetes de maneira muito mais rápida: