Um dos segredos para conseguir criar cenas realistas no Blender Cycles é trabalhar com os materiais e texturas corretos, sendo esse um dos motivos pelos quais sempre recomendo para os meus alunos o estudo e experimentação do node editor do Cycles para a criação de composições com materiais. Quando mais você testar e estudar, mas materiais novos acabam aparecendo e muitas vezes isso depende apenas de pequenas alterações nas ligações entre os nodes pode fazer uma grande diferença. Se você ainda não sabe como criar suas próprias texturas no Cycles, recomendo visitar sites como o BlendSwap que oferecem inúmeras opções de materiais prontos, para que você possa usar nas suas cenas.

Veja o exemplo dessa biblioteca chamada de “50 tons de Blender Cycles” criada por um artista chamado ryuutseku85 e disponível para download de maneira gratuita, bastando para isso fazer um rápido cadastro no BlendSwap. A licença desses materiais no Blender Cycles é creative commons, o que significa que você terá que citar o autor dos materiais caso utilize algum deles em algum projeto no Blender.

50-tons-BlenderCycles

Assim que você fizer o download do material, pode aproveitar o arquivo incorporando as informações no seu projeto ou fazendo um link externo. Ainda não fez esse tipo de operação? Nesse antigo tutorial que publiquei no meu canal do Youtube, explico a diferença entre os dois sistemas:

Em minha opinião é sempre melhor preferir trabalhar com um link, e manter a bibloteca externa de materiais unificada para fins de organização. Mas, fica a seu critério seguir ou não a recomendação.

Aprendendo a criar seus materiais no Blender Cycles

Mas, para os casos em que você quiser realmente criar os seus próprios materiais, o EAD – Allan Brito possui cursos expefícicos sobre o tema usando o Blender Cycles. Nos cursos você conhece todos os procedimentos necessários para configurar materiais e texturas no Cycles: