A iluminação em projetos criados em softwares 3d já foi muito mais complicada de resolver do que nos dias de hoje com ferramentas baseadas em iluminação global e física real. Na época em que comecei a trabalhar com renderização e modelagem, o artista precisava ter verdadeiros conhecimentos sobre cenografia para conseguir iluminar bem os ambientes. Hoje basta adicionar algumas poucas luzes, e adicionar as ferramentas de iluminação global para conseguir resultados pelo menos satisfatórios. Mas, ainda assim podemos acelerar o processo de render com o uso de templates prontos para trabalhar em softwares com o 3dsmax.

Já ensinei a criar um template de renderização para o 3dsmax, usando nada mais do que luzes do tipo omni. Mas, se você quiser alguma coisa mais rápida e usando o mental ray, encontrei um template gratuito já todo configurado para renderização de projetos em arquitetura. O modelo é destinado a criar apenas uma visualização com melhor qualidade gerando sombras suavizadas. Para resultados realistas é necessário fazer algumas configurações extras no próprio mental ray adicionando o Physical Sun e Sky.

template-3dsmax.jpg

Mas, o template deve ajudar principalmente no processo de renderização preliminar dos projetos em que você precisa apenas gerar imagens rápidas da volumetria do projeto para fins de avaliação, pois a iluminação para arquitetura já está pronta.

Já mencionei que o download do arquivo é gratuito?

Se você trabalha com visualização ou iluminação para arquitetura ou gostaria de ingressar nessa áreas, outro recurso que pode ajudar você a se profissionalizar nesse segmento é o Curso sobre gestão da visualização arquitetônica do EAD – Allan Brito, em que explico todos os detalhes e desafios da área inclusive com exemplos e explicações sobre temas como:

  • Orçamentos de projetos
  • Relacionamento com cliente
  • Seleção de recursos
  • Dimensionamento de hardware
  • Sobre a necessidade ou não de ser pessoa jurídica

O curso é totalmente online e aborda os aspectos relevantes da atividade profissional, que devem evitar os eventuais problemas e dificuldades que todos acabam enfrentando quando começam a trabalhar na área! Esse curso é direcionado para a gestão em visualização, e portanto pode ser realizado por usuários de qualquer software.