A renderização para arquitetura é uma área que exige muita atenção aos detalhes, e principalmente softwares que sejam capazes de gerar imagens com grande qualidade gráfica. Uma coisa que sempre comento com os meus alunos e mais recentemente no curso sobre gestão da visualização para arquitetura é que precisamos assumir uma postura de pessoas que vão vender o projeto arquitetônico, quando estamos trabalhando na visualização de um ambiente. E com imagens parecidas com a do artísta chamado Volden que foi totalmente modelada e renderizada no Blender, a coisa fica muito mais fácil de resolver.

Blender-arquitetura-cycles

O título da imagem é “Scandinavian Corner” e mostra apenas uma fração do que seria uma sala maior, mas que demonstra todo o potencial que o Blender Cycles possui para gerar imagens com grande nível de realismo. Esse projeto já faz uso de um recurso experimental do Blender que são os chamados portais de luz, que ajudam na solução a iluminação em ambientes internos no Cycles pois permitem determinar o local de aberturas como janelas. Assim o software já pode levar isso em consideração no cálculo da iluminação.

Blender-arquitetura-cycles-wire

Algumas informações interessantes sobre essa cena envolvem o tempo total de render no Cycles que foi de 11 horas, apenas com o uso de CPU. Uma parte da cena foi modelada usando o Archimesh, que é um dos Addons mais úteis para qualquer pessoa trabalhando com modelagem em arquitetura no Blender. Por exemplo, os livros no canto da estante são todos originários do Archimesh.

Mas, as texturas nesse caso precisam ser adicionadas manualmente aos livros pois o Addon apenas cria os modelos 3d. Se você quiser conferir mais imagens do render para arquitetura, incluindo renders próximos de alguns dos objetos na cena visite o link que leva diretamente ao fórum Blenderartists.

Modelagem e render para arquitetura no Blender

Quer aprender a criar modelos 3d para arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra cursos online sobre modelagem para arquitetura com Blender, e também renderização com o Cycles: