Na semana passada escrevi um artigo no blog em que recomendava o download de um editor gratuito de mapas normais, e devido a importância que esse tipo de mapa possui em qualquer projeto relacionado com renderização e visualização reforcei a necessidade de todo artista 3d ter em mãos esse tipo de recurso. Depois de alguns dias encontrei outra opção de editor, e dessa vez ele foi criado diretamente por um artista que estava insfatisfeito com as soluções disponíveis no mercado. Um usuário do Blender chamado B.Y.O.B divulgou nos fóruns Blenderartists um editor de sua própria criação, e que ele está compartilhando como um projeto de código aberto.

normal-map-generator

Esse link leva diretamente para a página do projeto no Github e lá é possível fazer o download do código fonte do projeto, assim como os binários para Windows e Linux. Com o software é possível gerar mapas normais usando como referência um mapa de simples do tipo Diffuse, e o resultado parece ser muito bom!

Além do mapa normal é possível gerar os seguintes mapas de texturas:

  • Mapa specular
  • Mapa de displace
  • Mapa para ambient occlusion

O software é muito mais simples do que outras opções disponíveis no mercado, mas como foi desenvolvido por um artista para uso nos seus próprios projetos, pode ser uma opção interessante caso você não tenha ficado satisfeito com os resultados de ferramentas como o Awesome Bump.

Ainda não consegui fazer muitos testes com a ferramenta, e não tenho como fazer uma avaliação precisa sobre a performance dele em comparação com outros softwares, mas os resultados iniciais são muito promissores.

Se você tiver conhecimentos em programação e quiser ajudar no desenvolvimento do projeto, o código fonte está disponível em licença GPL.

Usando texturas e mapas normais

Já fiz essa recomendação antes e volto a reforçar que se você ainda não sabe usar esse tipo de recurso em projetos de renderização, é muito importante começar! Para ajudar nesse sentido, o EAD – Allan Brito possui os seguintes cursos sobre uso de materiais e render: