A quantidade de projetos que estão surgindo com o uso do Blender como renderizador para arquitetura é impressionante, e a qualidade das imagens também deixa qualquer artista interessado em desenvolver mais as suas habilidades com o software. O projeto que está chamando a atenção de todos nesse momento é chamado de Lounge Room e foi criado por um artista chamado Mason Blender, e como você pode perceber pela imagem que ilustra esse artigo, a atenção que ele está recebendo nos fóruns Blenderartists não é mero acaso, pois ele conseguiu um equilíbrio muito bom entre iluminação, materiais e modelos 3d.

Visualização para arquitetura

Essa é apenas uma das imagens que ele utiliza para ilustrar o projeto, e caso você tenha interesse em conhecer o projeto por completo, recomendo muito visitar o link! Existe até mesmo uma imagem em alta resolução que permite conhecer o projeto com muito mais detalhes.

Infelizmente não existem imagens que mostram a estrutura dos polígonos usados para criar o projeto, pois a imagem do fórum que exibe isso está corrompida, mas o autor compartilhou algumas informações que permitem deduzir uma grande quantidade de faces foi usada para representar a geometria das superfícies, assim como as texturas devem ter recebido atenção especial. Isso pode ser percebido pela qualidade da imagem e também o tempo de render, que foi de aproximadamente 10 horas.

O que realmente impressiona é a pouca quantidade de samples usados para conseguir chegar nesse nível de qualidade. Nos renderizadores que usam refinamento progressivo, como o Cycles, a qualidade da imagem é determinada pelo número de interações que marcamos como necessárias para gerar imagens sem granulação. O autor em momento algum deixa explícito, pelo menos até o momento, que a imagem foi gerada com o Cycles mas o fato dele citar o uso de samples permite deduzir que deve ter sido com o software.

Visualização para arquitetura

Você tem interesse em trabalhar com visualização para arquitetura? Nesse caso, recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conhecer os cursos relacionados ao tema! O primeiro passo é aprender a fazer modelagem dos projetos e depois partir para a renderização: