A modelagem de projetos para arquitetura pode ter várias origens diferentes dependendo de como você trata o fluxo de trabalho. Mas, em muitas ocasiões o processo completo acaba tendo início em um software de CAD ou com a tecnologia BIM. Isso é citado várias vezes no curso sobre gestão da visualização arquitetônica em que explico o fluxo de trabalho para esses projetos. Mas, quando o software usado é o Blender alguns usuários ficam em dúvida sobre a melhor maneira de passar informações de ferramentas com o Revit para o Blender. Existe uma maneira eficiente de fazer isso? Claro que sim!

Para conseguir exportar projetos do Revit para o Blender, a minha recomendação é aproveitar o formato IFC de arquivos que é suportado pelo Revit e pode ser lido no Blender com o uso de um Addon gratuito. As vantagens de exportar projetos do Revit para o Blender são muito grandes, e a que posso destacar como o diferencial é a possibilidade de usar o mesmo modelo 3d que gera informações para o projeto construtivo na visualização para arquitetura.

Com a possibilidade de exportar do Revit para o Blender você pode expandir o seu negócio de visualização e permitir que projetos desenvolvidos no Revit, sejam trabalhados no Blender e renderizados com o Cycles sem muito esforço. Já tive diversos projetos que precisaram de formatos intermediários para que fosse possível passar as informações do Revit para o Blender, mas com o uso de arquivos IFC tudo fica mais fácil.

Revit para o Blender

Nesse tipo de situação você pode tanto incorporar o Blender como software para refinar a apresentação do seu projeto no estágio final com o Cycles, ou então aproveitar a grande quantidade de profissionais ou empresas que trabalham com a tecnologia BIM e oferecer serviços de visualização no Blender.

Modelagem para arquitetura

A área de visualização para arquitetura é muito promissora e oferece oportunidades para artistas que saibam usar bem ferramentas de modelagem e render. No EAD – Allan Brito você encontra cursos e treinamentos que ajudam a desenvolver suas habilidades nessa área: