O trabalho com mapas UV é sempre algo complexo de se fazer pois envolve o conhecimento da estrutura do modelo 3d e um pouco de perícia do artista, para conseguir planificar um modelo 3d sem deformar totalmente a sua estrutura. Além de conhecer as ferramentas necessárias para essa tarefa podemos fazer uso de uma textura especial chamada de checker map que ajuda na identifcação de possíveis pontos problemáticos no modelo 3d. Esse é um dos grandes problemas dos mapas UV que podem aparecer em momentos delicados como a deformação de pedaços da malha 3d em animação.

Com o uso desse tipo de textura que nada mais é do que uma imagem cheia de marcações especiais que ajudam a identifica padrões, e possíveis pontos de deformação. A maioria dos softwares oferece uma maneira de criar essas imagens de maneira automatizada, mas sempre podemos ampliar um pouco mais a variedade de testes em malhas com novas texturas que ajudem na verificação da topologia.

Um repositório gratuito de texturas do tipo Checker Map gratuita pode ser encontrada nesse endereço, e o material foi todo criado por um artista chamado Arahnoid, sendo que os arquivos estão no Github. Todo o material pode ser copiado no formato PSD.

UVCheckerMap01

As imagens fazem parte do desenvolvimento de uma ferramenta chamada GTools que o autor das imagens está desenvolvendo, e no futuro devem ser distribuídas em conjunto com o addon para o Blender. Mas, enquanto o Addon não é finalizado já podemos apriveitar os mapas gratuitos e aplicar a textura em praticamente qualquer software 3d.

Trabalhando com mapas UV e texturas

Independente do software que você utilizar a manipulação de imagens e configuração de cenas é algo que deve receber atenção especial, pois em algumas situações os materiais são a alma do render final. É por isso que você encontra no EAD – Allan Brito diversos cursos e materiais direcionados para o ensino da configuração e ajustes desse tipo de técnica: