As texturas podem muito bem serem consideradas como um dos pontos principais de qualquer projeto de visualização, pois o seu uso em locais estratégicos pode significar excelentes exultados do ponto de vista do realismo. E quando possuímos uma boa biblioteca de texturas, o desenvolvimento de qualquer projeto acaba ficando muito rápido, pois o tempo que seria gasto na pesquisa dessas imagens será dedicado ao refinamento dos modelos 3d. É por esse motivo que sempre recomendo aos meus alunos que procurem reunir o máximo possível de bibliotecas de texturas, sejam elas pagas ou gratuitas. Quer conhecer uma biblioteca de texturas gratuita?

Nos últimos dias encontrei uma biblioteca gratuita de texturas chamada Texturise que oferece uma boa gama de opções em termos de texturas, sendo algumas delas inclusive organizadas em mapas do tipo:

  • Diffuse
  • Normal
  • Specular

Outro ponto positivo dessas texturas, além da variedade, é que todas elas são oferecidas no modo seamless o que faz do material um verdadeiro oásis para desenvolvedores de jogos, pois as imagens podem facilmente serem aplicadas em superfícies grandes e distribuídas usando tiling.

texturise

O único ponto negativo dessa biblioteca gratuita de texturas é que não existe informação alguma relacionada ao tipo de licença do material, o que deixa uma dúvida sobre a sua aplicação em projetos de cunho comercial. Deixei um comentário para o proprietário do site perguntando sobre o tipo de licença, mas não obtive resposta. Se você for usar o material em projetos comerciais, recomendo cautela ao escolher por essa biblioteca gratuita de texturas.

Usando a biblioteca gratuita de texturas

Ainda não faz idéia de como usar essas texturas gratuitas? No EAD – Allan Brito você encontra vários cursos relacionados com a configuração de materiais e renderização. Veja alguns dos cursos em que você pode aproveitar essa biblioteca gratuita de texturas: