A representação de vegetação em projetos que envolvem a visualização em 3d sempre é um desafio para a maioria dos artistas, pois dependendo da escolha feita pelo autor do projeto a vegetação pode significar o elemento que faltava na composição ou se tornar um peso no momento da renderização. Como preferência pessoal sempre escolhi trabalhar com vegetação simulada com base em texturas, pois isso ao mesmo tempo atribui um nível de realismo ao projeto que é difícil de atingir apenas com polígonos e também teremos apenas uma face simples para renderizar. Mas, dependendo da situação esse tipo de opção não é muito prática pois pode demandar interação entre luz e sombra.

Quando o projeto demanda movimentos de câmera ou do ponto de luz, é complicado escolher apenas uma textura para representar a vegetação e um modelo 3d desse tipo de objeto é inevitável. Mesmo não sendo minha escolha principal, sempre mantenho uma pequena coleção de modelos 3d de árvores e vegetação em geral para esse tipo de projeto que demanda geometria real para vegetação.

biblioteca de árvores 3d gratuitas

Essa semana encontrei uma biblioteca de árvores 3d gratuita de excelente qualidade no BlendSwap que pode ser útil em projetos de jogos, animações e arquitetura. As árvores foram criadas para uma animação de curta metragem chamada Battle Begins que pode ser conferida no link que leva até o download dos arquivos.

Como fazer para copiar a biblioteca de árvores 3d gratuita? O BlendSwap é uma plataforma de compartilhamento de arquivos gerados por usuários do Blender, mas a boa notícia é que podemos exportar esse material para outros formatos de maneira extremamente rápida para aproveitar o material em qualquer software 3d. Por exemplo, é possível exportar os arquivos para o formato OBJ. Mas, em algumas situações isso sequer é necessário como quando queremos usar os modelos no Unity.

Já mencionei que o download dos arquivos é gratuito?

Usando a biblioteca de árvores 3d gratuitas

Caso você não saiba como usar esse tipo de material em softwares 3d, recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir os cursos de modelagem e jogos relacionados com Blender, pois eles ensinam a manipular esse tipo de recurso: